TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVOLUÇÃO DOS BIXOS - ARGUMENTAÇÃO

Por:   •  18/10/2016  •  Abstract  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  7.589 Visualizações

Página 1 de 8

ORIENTAÇÕES DE TRABALHO SOBRE LEITURA

Disciplina: Português Forense II - 2º Semestre/2016

Leitura da Obra A Revolução dos Bichos (autoria: George Orwel)

Informações preliminares

A proposta de trabalho de Português Forense II é totalmente OPCIONAL, já que se pretende “premiar” os alunos participantes com atribuição de até 1,0 ponto, a ser adicionado à média do semestre.

O objetivo essencial é estimular a leitura e sua extrapolação, por meio de produção de textos sobre a obra.

Trata-se de trabalho a ser elaborado em DUPLAS ou GRUPOS DE TRÊS ALUNOS (excepcionalmente, a critério do professor, o trabalho pode ser de produção individual).

O trabalho escrito (vide instruções adiante) deve ser entregue, pessoalmente, em sala de aula, no dia 18 ou 19 de outubro de 2016, sem possibilidade de prorrogação (obs. não será aceito trabalho enviado por meio eletrônico).

Cada grupo deverá responder às questões propostas abaixo (testes e discursivas) em folhas sulfite ou pautadas, podendo fazê-lo manuscrito ou em computador, com CAPA trazendo identificação (turma, nome e código dos alunos do grupo). Anotar a questão e, logo abaixo, sua resposta.

Informações sobre a obra e instruções para elaboração do trabalho

A Revolução dos Bichos

Autor: George Orwel

(Professor Wladimir Jansen Ferreira. Disponível em biblioteca.folha.com.br )

Numa alegoria à corrupção do poder na União Soviética comandada por seu líder, Josef Stalin, o escritor George Orwell escreveu "A Revolução dos Bichos". Considerada um best-seller, a obra narra a história do fazendeiro Jones (Pete Postlephwaite). Um homem beberrão e cruel que explora seus animais. Revoltados com seu proprietário, eles se organizam em seu lar. De posse da terra, os bichos passam a controlar o lugar, decretando uma série de novas regras. Mas na busca de uma sociedade ideal se veem traídos pela opressiva atuação dos novos dirigentes.


Analogias dos personagens do livro com personagens reais

Humanos: os capitalistas

Animais: os trabalhadores

Fazenda Manor: A Rússia

Fazenda Animal: URSS

Animalismo: Socialismo

Fazendeiro Mr Jones: irresponsável, cruel (Czar Nicolau II).

Pilkington: Inglaterra (país que detinha a maior parte dos capitais investidos na Rússia antes da revolução).

Old Major: sábio, respeitado, ajuda a organizar a revolução (Karl Marx ou Lênin).

Snowball: grande teórico e orador, um dos líderes da revolução (Trotsky).

Napoleon: líder oportunista, cruel e corrupto (Stálin).

Squealer: persuasivo, símbolo da máquina de propaganda do aparato stalinista.

Boxer: trabalhador incansável e dedicado, que simboliza o proletariado.

Corvo Moisés: símbolo religioso; Impressão de Orwell sobre a Igreja.

Porcos: militantes do Partido Comunista.

Cães: exército privativo dos porcos, muito parecido com a KGB.

Moinho de Vento: a indústria russa.

Sete mandamentos do Animalismo 

1. QUALQUER COISA QUE ANDA SOBRE DUAS PERNAS É INIMIGO.

2. O QUE ANDA SOBRE QUATRO PERNAS, OU TENHA ASAS, É AMIGO. 

3. NENHUM ANIMAL USARÁ ROUPA.

4. NENHUM ANIMAL DORMIRÁ NA CAMA. 

5. NENHUM ANIMAL BEBERÁ ÁLCOOL. 

6. NENHUM ANIMAL MATARÁ OUTRO ANIMAL. 

7. TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS.

Questões a serem respondidas após leitura da obra e pesquisa

  1.             A qual episódio da história mundial o livro de George Orwell se refere? 

O livro A Revolução dos Bichos se refere ao episódio da Revolução Russa, pouco antes da Segunda Guerra Mundial (quando o livro foi escrito), onde todos estavam sob um forte sentimento de tensão e descontentamento com o autoritarismo ditatorial soviético.

  1.            Que animais lideram a revolução entre os demais na fazenda do Sr. Jones?

A revolução da qual o livro trata é liderada pelos porcos da granja.

  1.            Como o livro "A Revolução dos Bichos" chegou a ser usado na época em que foi publicado?

O livro A Revolução dos Bichos chegou a ser usado, na época de sua publicação, como propaganda anti-comunista.

  1.             Apesar de ser considerado britânico, George Orwell nasceu em outro país. Em que país ele nasceu?

George Orwell, apesar de considerado britânico, nasceu na índia.

  1.             O conceito de vigilância "Big Brother", dos atuais "reality shows" da TV mundial, se inspira em que livro de George Orwell?

O conceito de vigilância “Big Brother” se inspira no livro “1984” de George Orwell.

  1.             "A Revolução dos Bichos" teve seu texto adaptado para televisão, cinema, teatro ou teses de mestrado? Explique.

O livro A Revolução dos Bichos teve seu texto adaptado para o cinema devido a grande repercussão que teve quando foi publicado.

  1. Caracterize/descreva as seguintes personagens da história:
  • Sr. Jones é o fazendeiro da granja, inicialmente é quem lidera os animais. Cruel e avarento, por vezes, deixa os animais com fome.
  • Major é o porco que dá início ao projeto da revolução. Tem um sonho e, em uma reunião, o conta para seus amigos, propondo a revolução. Morre logo no início do enredo, mas seu plano continua sendo seguido.
  • Sansão é um cavalo muito honesto e trabalhador. Morre no final, após ficar doente e ser levado por uma carrocinha por não servir mais para o trabalho.
  • Benjamim é o burro da granja. Desconfia o tempo todo das intenções de Napoleão (é um porco autoritário e egoísta, age de maneira corrupta com os animais da granja).
  • Moisés é o corvo que fala sobre a Montanha de Açúcar-Cande, onde os bichos que trabalhassem duro poderiam descansar.
  • Garganta é um porco amigo de Napoleão, tem uma boa oratória e se utiliza dela para convencer os animais da granja em favor de Napoleão.
  • Bola-de-Neve é um porco, um dos primeiros líderes da revolução, porém, após um complô de Napoleão, é taxado como traidor e expulso da granja.
  1.            Qual seria, de acordo com Major, o estilo de vida dos animais na Granja do Solar?

De acordo com Major, o estilo de vida dos animais na Granja do Solar seria miserável, trabalhosa e curta, eles recebiam o mínimo de alimento necessário, apenas, para que continuassem respirando. Os animais eram explorados, e se seu desempenho mudasse, eram descartados da forma mais cruel possível.

  1.            Descreva o acontecimento que serviu para iniciar a revolução.


O acontecimento que serviu como a gota d’água para o inicio da revolução foi a decadência do Sr. Jones e seu descuido com a fazenda e com os animais, que ficaram numa situação ainda pior de fome e abandono.

  1. Compare o conteúdo inicial dos sete mandamentos com a sua gradual transformação na trama.

No conteúdo inicial, a proposta era de uma revolução animalista, na qual propunham que deveria ser aplicado o socialismo, propondo que sua base fosse a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. No entanto, após os porcos militantes tomarem posse do poder, seus atos foram se transformando, ficando cada vez mais parecidos com seus antecessores e suas ações passaram a contrarias os sete mandamentos impostos no início na revolução. Conforme o tempo foi passando, os porcos ordenaram que o conteúdo das leis fosse adaptado, contrariando a proposta inicial, para que seus atos indevidos fossem justificados. Tendo em vista que os animais eram poucos intelectuais, de memória curta e alguns até analfabetos, modificaram a leis tendo em mente que eles não teriam percepções dessas alterações, e então alteraram os textos que se encontravam pintados na parede no fundo do celeiro, por letras grandes e brancas para ficarem em evidência.

  1. Como viviam os animais e os humanos antes da Revolução dos Bichos?

Antes da revolução os animais eram explorados, produziam e trabalhavam, mas não eram donos de nada. Depois de um tempo, não sabiam mais o que era liberdade, felicidade ou lazer. Eram, basicamente, miseráveis e escravos. Já os humanos eram os exploradores, consumidores e empregadores. Considerados soberanos, “senhores dos animais”.

  1. Por que os animais se revoltaram contra o fazendeiro? (Lembrar de quem eles representam na Revolução Russa).

Os animais se revoltaram com o fazendeiro por conta da vida miserável que eram obrigados a levar. Na revolução russa, os animais representam a grande massa de trabalhadores que eram explorados com muito trabalho e pouco salário. Diante de tal situação, a população decidiu se manifestar e reivindicar que o Monarca Czar Nicolau II renunciasse o cargo. O fim do processo deu origem à União Soviética, o primeiro “país” socialista do mundo (que durou até 1991).

  1. Explique como os animais viviam no período do “Animalismo”?

No período Animalista os animais viviam em igualdade e dignamente, já que ficou decidido que colocariam em prática alguns princípios como igualdade e boa condição de vida. No entanto, os princípios foram alterados e a proposta inicial foi violada, causando desigualdade e mal estar.

  1.  Por que a Revolução dos Bichos não deu certo? O que alguns porcos começaram a fazer?

A revolução dos Bichos não deu certo porque aos poucos, cada um foi cedendo de um lado, permitindo que uma parte deles tomasse o controle da situação. A ganância por poder avançou os limites e violou alguns princípios acordados no Animalismo. Alguns porcos começaram a obter vantagens por conta de seus cargos, até mesmo para fins particulares.

  1. O que deveria ser feito para que o “Animalismo” continuasse na fazenda?

Para que o Animalismo continuasse, os animais deveriam ter feito com que as regras iniciais, onde todos deveriam ser tratados com igualdade e dignidade, fossem mantidas conforme impostas no princípio, sem nenhuma interferência pessoal, para que todos continuassem recebendo seu merecido salário por conta de seu esforço e dedicação.

  1. Do ponto de vista argumentativo, na sua opinião, qual personagem possuía um discurso mais persuasivo? Explique sua resposta.

Garganta era o personagem que possuía um discurso mais persuasivo. Era amigo de Napoleão, e dono de uma boa oratória, e a usava para convencer os outros animais em favor de seu amigo, estratégia que funcionou.

  1. Transcreva abaixo um enunciado presente na obra e que se classifica como argumento ad homimen. Informe qual personagem proferiu o enunciado e qual o capítulo e a página em que se encontra.

  1. Escolha 05 personagens da obra e selecione, para cada uma delas, um enunciado e o classifique de acordo com os 16 tipos de argumentos propostos nas p. 111 até 117 do livro Linguagem Jurídica e Argumentação (4ª edição, 2015).
  1. Garganta: Usou o argumento PRAGMÁTICO “ É por vossa causa que bebemos aquele leite e comemos aquelas maçãs. Sabeis o que sucederia se os porcos falhassem em sua missão? Jones voltaria! Jones voltaria! Com toda certeza, camaradas”
  2. Napoleão: Usou o argumento RETORSÃO: “Napoleão por outro lado argumentava que a grande necessidade do momento era aumentar a produção de alimentos e que morreriam de fome se perdessem tempo com moinho – de –vento."
  3. Bola – de – Neve: Usou o argumento EX - AUCTORITATE: “... Nosso líder, o camarada Napoleão – disse Garganta , falando devagar e com firmeza – declarou categoricamente, camaradas!, que Bola – de – Neve era agente de Jones desde o início... sim, desde o instante  mesmo em que imaginamos a revolução. “
  4. Sr.Pilkington: uso o argumento COMPARAÇÃO:  “Se os senhores têm que lutar com os seus animais inferiores, nós temos as nossas classes inferiores. “
  5. Major: Usou o argumento ILUSTRAÇÃO: “Não está, pois claro como água, camaradas, que todos os males da nossa existência têm origem na tirania dos seres humanos? Basta que nos livremos do homem para que o produto de nosso trabalho seja somente nosso. Praticamente, da noite para o dia, poderíamos nos tornar ricos e livres.“
  1. Descreva a mensagem ou o aprendizado que a obra pode trazer a um leitor que, como você, é um futuro operador do Direito?

A obra estudada traz a mente uma mensagem sobre a importância de se identificar a importância de se observar as mazelas do dia-a-dia, muitas ocasionadas pela própria sociedade, de forma que devemos nos atentar aos pequenos acontecimentos da mesma; devido a ganância ocasionada pela própria sociedade, vivemos em meio a uma imensa rede de corrupção e desigualdade, mas ainda assim somos leigos deixando que outras pessoas tomem conta de decisões das quais deveríamos participar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com