TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reclamação Trabalhista

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 5

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA PRIMEIRA VARA CRIMINAL DA CIRCUNSCRIÇÃO JUDICIÁRIA DE TAGUATINGA – DF.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autos nº. 2015.07.1.031024-5

 

                                        FERNANDA DIAS GOMES, devidamente qualificada nos autos, por intermédio de seus advogados do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Católica de Brasília que a esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, tempestivamente, apresentar

RESPOSTA À ACUSAÇÃO

Com fundamento legal nos artigos 396, caput e 396-A, ambos do Código de Processo Penal, aduzindo os seguintes argumentos de fato e de direito.

 

 

DOS FATOS

 

Com base na acusação apresentada, foi imputada à acusada que em 14 de dezembro de 2015, numa segunda-feira, por volta das 11h50min, na C09, lote 9, loja 3/4 - Rayane Baby Confecções Infantis, em Taguatinga Centro – DF, a citada Fernanda Dias Gomes furtou um celular Samsung da pessoa descrita como vítima, furto, conforme denúncia, ocorrido dentro da loja enquanto a possível vítima realizava compras.

Após a suposta vítima sentir falta do aparelho, esta se prontificou à procurá-lo de forma chamativa, momento em que a testemunha Leda a abordou e informou que a acusada havia saído da loja com bastante pressa, não informando ter presenciado o furto, somente que havia saído da loja com pressa.

Após a informação, minutos depois, a suposta vítima procurou a polícia e encontrou a acusada na posse do aparelho celular, tentando vendê-lo para uma terceira pessoa.

Após os policiais verificarem a atitude da acusada, estes deram voz de prisão em flagrante, por presenciar a venda do aparelho, sendo a acusada tipificada no caput do artigo 155 do Código Penal.

Pela prisão em flagrante a acusada foi recolhida em prisão, havendo posteriormente, em audiência de custódia o relaxamento desta, porém não foi posta em liberdade em virtude de outro mandado definitivo de prisão, permanecendo até o presente momento recolhida em estabelecimento prisional. São os fatos.

 

 

DO DIREITO

 

PRELIMINARMENTE

Insta observar que a acusada foi presa em flagrante, flagrante baseado no simples fato de portar o aparelho celular no momento da abordagem policial.

Consoante o próprio título, preliminarmente os policiais que deram o flagrante na acusada deveriam no mínimo realizar uma investigação mais detalhada para não privar o bem maior de um ser humano, que é a liberdade; ter verificado outros meios para concretizar que a indiciada Fernanda havia furtado o aparelho celular.

O fato de a acusada possuir antecedentes pela mesma prática do crime tipificado, não possui o condão de usar a analogia para atribuir o dolo do furto. A Labeling Approach Theory ou Teoria do Etiquetamento Social, teoria criminológica marcada pela ideia de que as noções de crime e criminoso são construídas socialmente a partir da definição legal e das ações de instâncias oficiais de controle social a respeito do comportamento de determinados indivíduos, não pode ser aplicado na incursão da penal da Fernanda. A circunstância de ser moradora de rua, possuir vícios, conforme pode ser verificado na orientação do juiz na decisão de fls. 46 e 47, em que solicitou tratamento toxicológico para a Fernanda, não pode enquadrá-la como suposta criminosa.

Os argumentos levantados possuem uma única lógica inobservada durante toda instrução processual, que foi a prova real do furto. Frise-se que não houve prova que pudesse atribuir a Fernanda o crime de furto, enquadrá-la no artigo 155 do Código Penal, Caput. A testemunha somente viu a Fernanda sair da loja, não presenciou em nenhum momento a conduta do furto.

Questiona-se, senão foi ela que furtou o aparelho celular, por qual motivo portava o aparelho, conforme depoimentos? Por um simples e entendimento motivo. Sabemos que ao nos locomover de um lado para outro podemos deixar cair nossos pertences, como chaves, carteiras ou até mesmo um celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (241.1 Kb)   docx (451.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com