TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança Pública

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Introdução à Segurança Pública

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. O início do século XX é o cenário em que impera nas organizações de segurança pública, principalmente nas polícias, o modelo que depois passaria para a história denominado de polícia política (...) a fase denominada de polícia política foi substituída por volta de 1910 pelo que ficou conhecida como fase profissional. Com base nesta afirmação descreva quais as mudanças promovidas pelo período denominado de reforma e em que estas têm influenciado em nossos dias nas ações de segurança pública? (2,0 pontos)

2. O que é ordem pública? Descreva alguns mecanismos e órgãos responsáveis à manutenção da ordem destacando uma ação efetiva nesta área. (2,0 pontos)

3. Destaque as escolas de polícia e comente uma delas descrevendo uma situação que possa exemplificá-la. (2,0 pontos)

4. Descreva a atuação do Ministério Público e da Magistratura no Ciclo de Persecução Criminal. (2,0 pontos)

5. A partir da caracterização das competências das polícias civis e militares, escreva como você analisa o exercício profissional do ponto de vista da integração ou parceria. Utilize exemplos concretos. (2,0 pontos)

Respostas

1 – A fase de polícia política foi um período da história, no início do século XX, onde os políticos eleitos constituíam sua própria polícia, ou seja, designavam homens para serem os responsáveis pela segurança pública, os policias, subordinados pelos seus respectivos políticos teriam a missão de repassar aos seus chefes as queixas e informações dos cidadãos que não possuíam a acessibilidade necessária para faze-las pessoalmente. Mas essa época foi realmente marcada pela alta corrupção praticada, os policiais na verdade faziam de tudo para que seu chefe fosse mantido no poder independentemente das ações necessárias para que se cumprisse seu objetivo, até mesmo para manter seu emprego pois os policiais eram substituídos assim que mudassem os políticos eleitos, assim ao invés de serem atendidas as necessidades da população os policiais na verdade atendiam somente aos interesses pessoais de seus respectivos chefes. Na transição de polícia política para polícia profissional por volta de 1910, a reforma da polícia profissional, todo o processo de formação de policias foi alterado, não seriam mais os políticos que designariam quem seriam os policias, e os indivíduos que ali já se encontravam agora possuíam funções definidas por uma estrutura bem montada, havia ali uma hierarquia para ser respeitada onde todos os polícias poderiam almejar algo maior dentro da corporação progredindo pelos critérios da antiguidade e merecimento. Dava-se início a uma fase literalmente profissional da polícia, modelo que exerce influência ainda hoje nos países ocidentais, onde haveriam de ser atendidas as necessidades dos cidadãos e da cidade e não apenas dos políticos envolvidos na profissão. Não fosse por essa reforma talvez não teríamos uma polícia tão profissional e competente como é nos dias de hoje.

2 – A ordem pública pode ser considerada como a maneira correta de que uma sociedade deve caminhar, seguindo regras formais e informais, partindo do bom senso da comunidade e do Estado, pois também é dever do mesmo assegurar a ordem pública. É uma espécie de contrato social estabelecido pela população para que a sociedade caminhe em retidão e não haja a perturbação da ordem pública e nada que interfira no bem-estar da comunidade. A manutenção da ordem pública deve ser feita por todas os cidadãos, seja em instância formal ou informal, um bom convívio em uma sociedade se deve ao bom relacionamento entre os cidadãos. A própria família, a igreja, ONGs são exemplos de órgãos informais responsáveis pela ordem pública e a própria polícia militar como um órgão de instância formal que age na manutenção da ordem pública e também na repreensão, quando for necessário, de indivíduos que perturbem a ordem pública.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (311.9 Kb)   docx (409.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com