TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança Pública

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: CIÊNCIA CRIMINAL

Curso: TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA

Professora: FATIMA HASSAN CALDEIRA

Nome do aluno: EVANDRO LUIZ XAVIER COSTA

Data: 09/02/2013

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1- A política criminal, enquanto programa de controle do crime e da criminalidade no Brasil, influenciada pelo modelo norte-americano, se configura como mera política penal, pois ‘exclui políticas públicas de emprego, salário, escolarização, moradia, saúde e outras medidas complementares, como programas oficiais capazes de alterar ou reduzir as condições sociais adversas da população marginalizada do mercado de trabalho e dos direitos de cidadania, definíveis como determinações estruturais do crime e da criminalidade’.

(SILVEIRA FILHO, Sylvio Lourenço da. Neoliberalismo, mídia e movimento de lei e ordem: rumo ao Estado de polícia. Ano 11,números 15/16. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1997)

Com base no texto acima e em nossos estudos, analise e descreva o campo de atuação da ciência criminal e o seu papel em nossa sociedade como um dos instrumentos de pacificação social. (2,5 pontos)

RESPOSTA:

Busca entender a violência através de pesquisas, estudos para poder preveni-la ou reduzir seus efeitos. A ciência criminal tem um papel fundamental, pois ela entende que não é somente através de punição que os conflitos na sociedade vão diminuir, mas sim resolvendo problemas que a sociedade necessita para viver com dignidade, como: saúde, educação, lazer, infraestrutura e etc.

Tem a missão de tentar prevenir ou reduzir os efeitos da violência e seus efeitos para que ocorra a situação de paz social entre os cidadãos e consequentemente uma convivência pacífica entre as pessoas.

Seu campo de atuação abrange:

   * A dogmática Penal: compreende o Direito Penal e o Direito Processual Penal, que apresentam limitações ao exercício das liberdades individuais e coletivas em nome da convivência pacífica e manutenção da ordem pública.

   * Direito Penal: é o segmento do ordenamento jurídico que detém a função de selecionar os comportamentos humanos mais graves e perniciosos à coletividade, capazes de colocar em risco valores fundamentais para a convivência social, e descrevê-los como infrações penais, cominando-lhes, em consequência, as respectivas sanções, além de estabelecer todas as regras complementares e gerais necessárias à sua correta e justa aplicação

   * Direito processual Penal: é todo o processo (trâmite) que uma causa deve passar para que o Estado através do Poder Judiciário chegue a uma conclusão penal.

   * Política criminal: estuda meios de combater a criminalidade através de pesquisas sobre o sistema punitivo vigente (para saber se é eficaz ou não), buscando alternativas diferentes do que se utiliza. Enfim, ela entende que o controle social pode ser melhorado através de outros métodos e não somente com punição.

   * A criminologia: busca entender o crime e, suas características, causas e prevenção.

2- O Direito Penal, segundo Fernando Capez, “É o segmento do ordenamento jurídico que detém a função de selecionar os comportamentos humanos mais graves e perniciosos à coletividade, capazes de colocar em risco valores fundamentais para a convivência social, e descrevê-los como infrações penais, cominando-lhes, em consequência, as respectivas sanções, além de estabelecer todas as regras, complementares e gerais, necessárias à sua correta e justa aplicação.

(CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral. São Paulo: Saraiva, 2008.)

Analisando a afirmação acima, comente entre 10 a 15 linhas sobre o efeito preventivo do sistema punitivo em nossa sociedade. (2,5 pontos)

RESPOSTA:

A prevenção seria a melhor solução para a diminuição dos crimes associada às leis que estabelecem punição. Uma das principais causas do crime na sociedade é devido à desigualdade social, falta de oportunidade, uso de drogas e péssimas condições para uma vida digna. A punição por atos criminosos deve existir, mas sem uma estratégia que estimule a população que está à margem do crime a não querer cometer tais atos, é inútil. Mas esta tarefa não pode ser realizada apenas por algumas instituições, mas sim por um conjunto integrado de forças e leis eficazes. Nossas leis precisam ser revisadas, pois elas protegem os infratores e essa proteção estimula a violência e aprisiona a sociedade que tenta viver de acordo com as leis e explorar mais a área político-social, onde a sociedade clama por novas gerências, mudanças e perspectivas em relação às necessidades básicas do cidadão, como educação, saúde, segurança, trabalho, habitação, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (309.4 Kb)   docx (410.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com