TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Servidão Moderna

Por:   •  23/5/2021  •  Resenha  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

O conteúdo do power point se inicia com informações a respeito de um momento histórico que ajudou na construção da Alemanha Nazista, o Bücherverbrennung. A queima de livros realizada na Alemanha poucos meses após a chegada a Hittler ao poder tinha como objetivo destruir qualquer obra literária que instigasse pensamentos contrários à ideologia nazista na população (sendo essa uma das maiores características desse regime), criando assim, pessoas alienadas e desprovidas de senso crítico que aceitaria com mais facilidade tudo o que o governante impusesse.



Trazendo a ótica da expressão “Sistema Mundo Moderno Colonial”, entende-se que o Brasil não foi descoberto e sim que, dentro da lógica de que o mundo era divido em locais que exploravam e locais que explorariam, o Brasil nunca teve outra perspectiva que não a dominação e aculturação. Prova disso foi a vinda dos jesuítas para promover a “desaculturação” dos povos indígenas, isso também ajudou no processo de colonização, pois se esquecendo de suas tradições e crenças, sua cultura começou a morrer e a dar lugar a cultura dos dominantes. Os indígenas não eram vistos como pessoas e sim como mais uma “coisa” que poderia ser explorada pelos portugueses vez que a exploração era o real propósito das navegações para a “descoberta” dos novos mundos.



A construção, desenvolvimento e manutenção do capitalismo alimenta o crescimento da exclusão social e essa lógica é sustentada pelo discurso do mundo-moderno, onde há a concentração de riqueza nas mãos de poucos e expansão da pobreza para a grande massa da população. O aumento da riqueza dos “super-ricos” e o aumento da pobreza da população no Brasil durante a pandemia foi trazida pelo professor Wolfang Teske em sua explanação e no estudo da ong OxFam, ou seja, é um sistema que apenas gera a desigualdade.



O capitalismo prega o lucro a todo custo e a natureza não escapa aos seus olhos, durante a colonização o Brasil teve seus recursos naturais ao extremo, a retirada de pau Brasil, do solo com a plantação de cana-de-açúcar, dos minérios, entre outros, aconteceram tão somente para sustentar o capitalismo não estruturado daquela época.



A contradição entre capitalismo e democracia é nossa verdadeira crise atual, uma vez que a democracia prega direitos, igualdade a todos e o capitalismo cria uma sociedade cada vez mais polarizada, logo, o resultado disso será injustiças, pobreza e todas as mazelas sociais que atingem a sociedade.



O filme “Servidão Moderna” traz as consequências trazidas pelo capitalismo enquanto modelo de organização social. Nesse sistema mundial mercantil, os homens são escravos pois estão alienados e conformados com sua condição. O escravo da antiguidade era mantido vivo para vivo para trabalhar e o escravo moderno é mantido vivo para servir.



Jean-François Brient entende que a servidão moderna é uma escravidão por vontade ou ainda, escravidão voluntária, onde o homem, inserido no sistema capitalista está (sem perceber) sustentando todo esse mecanismo que lucra com sua força de trabalho, com seu tempo seu intelecto e esse mesmo mecanismo o induz a continuar mantendo o sistema. Portanto, essa cadeia viciosa é sustentada pela dualidade do trabalho e consumo e principalmente pela ausência de “resistência”.



“No sistema econômico dominante, já não é mais a demanda que condiciona a oferta, mas a oferta que determina a demanda.”



A expressão em destaque ilustra bem o pensamento de Jean-François Brient, no qual o escravo moderno é induzido a realizar compras desnecessárias e a deleitar-se com elas. Logo, não é capaz de perceber que ele mesmo sustenta toda esse sistema explorador.



A alienação e passividade do homem diante desse contexto, trazidas pelo filme “Servidão Moderna”, onde o homem não acredita haver outra alternativa organizacional, pode ser entendida como fruto do processo alienante de anos mostrado no conteúdo disponibilizado no power point, sendo esta sua principal conexão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com