TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Supremacia do Poder Executivo

Por:   •  23/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Supremacia do Poder Executivo

Em linhas gerais, o art. 2º da Constituição Federal nos expressa da seguinte maneira: “São poderes da União, independentes e harmônicos o Legislativo, Executivo e Judiciário”,  dessa forma, há a garantia do sistema de freios e contrapesos que tem por objetivo evitar a sobreposição de um poder sobre o outro. Sendo assim, o Executivo deve agir em harmonia com o Poder Judiciário e com Poder Legislativo participando da elaboração de Leis e sancionando ou vetando projetos.

        Tais atribuições ou funções determinadas pelos Artigos 44 a 58 – Poder Legislativo; Arts. 92 a 126 – Poder Judiciário e Arts. 76 a 91 - Poder Executivo, nos trouxeram a um tratamento jurídico diferenciado ao Poder Executivo com relação ao Poder Legislativo pois o Poder Executivo fica autorizado a expedir decretos-leis, sobre matéria que é a competência exclusiva do Poder Legislativo; O Art. 57 da Constituição Federal reserva ao poder Executivo a Exclusividade de inciativa de lei sobre as mais matérias que incluem a União; A eficácia do Poder Legislativo decai mais ainda no Art. 27 da Constituição Federal em que o Poder Legislativo passa a ser exercido não só pelo Congresso Nacional mas também pelo poder Executivo, fazendo o Executivo um órgão de execução e legislação ao mesmo tempo, entre outros diversos fatores que colocam, sem dúvida nenhuma o Poder Executivo na frente dos demais.

        Sendo assim, a própria Constituição Federal privilegia o Poder Executivo dando-lhe atribuições competências que não são consagrados por ela própria, acabando com tudo que conhecemos e vivemos sobre a democracia e dos direitos fundamentais de nós cidadãos (Art. 1º CF). Tendo isso em vista, deve-se gerar um liberalismo político em que haja equilíbrio e coerência no desempenho dos Poderes com as suas funções determinadas.

- Ante esse favorecimento e o absolutismo da norma: é assim que se serve à democracia?

- É com desigualdade de força política que se pretende uma governabilidade sadia que promova as finalidades do Estado, que atenda os fundamentos da República (art.1º da CF)?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com