TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSCRIÇÃO ACTINA (Citoesqueleto)

Por:   •  14/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

TRANSCRIÇÃO ACTINA (Citoesqueleto)

A actina g (globular) vai se juntando em dímeros dps trímeros e formando filamentos (actina F (filamentosa)). Já no monômero existe distinção de lado (um positivo  - não possui sulco – e um negativo – onde se insere a molécula de ATP). Além disso, há apenas um tipo de actina (ao contrário da tubulina, que existe tipos alfa e beta). Actina (atp), microtúbulos (GTP). Lado positivo da actina (atp não hidrolisado), lado negativo (ADP). Cofilina (associação a monômeros ligados ao ADP, favorecendo sua saída do polímero pelo lado negativo do memso). Profilina (entra no lugar da cofilina (possui mais afinidade com o monômero), substituindo ADP por ATP. obs: não é uma fosforilação, é uma TROCA de adp por atp. Bastante semelhante à dinâmica dos MICROTÚBULOS. Uma diferença fundamental, no entato, é que na actina não há presença de CENTROSSOMOS  (os quais ancoram a parte negativa dos microtúbulos), ou seja, a actina pode decrescer pelo lado negativo (e a cofilina impede o crescimento). Actnia é uma ATPase, ou seja, ela mesma faz a hidróliso do ATP. PROTEÍNAS ARP2/3  iniciam a polimerização de ACTINA (proteínas de nucleação), além de poder propiciar ramificações dessa cadeia (geralmente fazendo 70 graus). Ramificações são importantes para sustentação de membrana e suas projeções. Dps estudar slide ‘’proteínas de ligação à actina). MIOSINA é a única proteína motora associada à actina. Distrofia de Dutchenhe (espectrina conecta filamentos frouxos e contrateis do sarcomero com membrana plasmática da célula muscular, pessoas com essa doença tem defeito na espectrina (a conexão da fibra muscular com a MP fica prejudicada|| não adianta ter sarcomero não houver ponto de fixação com a membrana).

Organização dos filamentos de actina: dois tipos:

Feixes 🡪 podem ser compactos (microvisolidades) ou frouxos e contráteis (sarcomeros)

Redes 🡪 Redes sempre ortogonais (sustentação da membrana)

Actina pode construir diversos tipos de projeções de membrana, dependendo das funções que serão desempenhas por elas (microespículas, lamelipódios, invaginações da superfície ceular (feixe contrátil – divisão celular)

ACTNIA NA CONTRAÇÃO DO MUSCULO ESTRIADO ESQUELETICO

 Célula muscular adulta é a junção entre células musculares da fase embrionária que perderam sua separação de membrana. Sarcômeros antes individualizados juntam-se por meio dos discos Z(limite entre um sarcomero e outro, onde ocorre deposição de desmina). A soma de sarcômeros linearmente formam microfibrilas. A soma de microfibrilas forma a fibra muscular.

Sarcômero 🡪 filamentos de actina (finos/delgados) + miosinas (espesso). O sarcômero é diferente em regiões. Região em que há apenas actina é a BANDA I (clara). BANDA A (actina e miosina ---escura). Zona H (região central onde há apenas miosina) Estudar essa merda no albertão.

MIOSINA 🡪 cadeias leves e cadeias pesadas (estudar essa merda melhor)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com