TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tradição Retórica

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 8

A Tradição Retórica

GONÇALVES, Eduardo

MARQUES, Retielli

MEREIROS, Luiza

SANTOS, Ana Flávia

STEINBRENNER, Tiago

ZILIO, Emanuela

A construção do conhecimento é, sem dúvidas, um ponto de debate virtuoso para pesquisadores de diversas áreas. Com a evolução da sociedade, muitos aspectos antes tidos como vulgares e sem importância passaram a ser um método eficaz de exercer o conhecimento. Assim sendo, neste trabalho será discorrido sobre um fator de suma importância dentro do meio jurídico, a retórica.

Inicialmente, cabe concretizar a retórica como um conjunto harmonioso de fatores linguístico, sendo possível apontar que tal expressão engloba o exercício da fala, junto com a elegância e principalmente, o convencimento, formando assim, o que conhecemos por persuasão.

Respaldando-se através da história salienta-se que o estopim dessa temática ocorre na Grécia Clássica, onde tornou-se comum ver discursos onde a arte da persuasão era exercida com grande sucesso, podendo ser citado como exemplo, os sofistas, que aplicavam fluentemente o uso da expressividade verbal e corporal.

Ademais, na antiguidade grega, o ato de discursar perante multidões com o objetivo de induzi-los a crer em um ponto de vista, era um meio de exercer a democracia da época. Com o tempo, foi-se percebendo que exercitar a fala, a expressividade e a argumentação eram fundamentais para a formação de um indivíduo. Assim sendo, criaram-se nas escolas, disciplinas especiais para se trabalhar a retórica, isso em busca de fundir a arte e o espírito.

Fato é, que o decorrer do tempo transformou a retórica em uma maneira de embelezar o discurso. Nos dias atuais, exercitar o uso retórico, deixou de ser apenas por meio de discursos e passou a abranger um vasto escopo de ações, como por exemplo, a publicidade e a cinematografia.

Por fim, salienta-se que ao perceber como a persuasão continua fundamental, seja ao fato de convencer um júri ou diversos telespectadores, prova-se que a retórica serviu para consolidar a importância da comunicação e claro, estudar ainda mais os constituintes discursivos.

Retórica clássica

O texto trata também sobre sistematizações e reflexões acerca dos problemas envolvidos com a linguagem verbal principalmente pela visão de Aristóteles e sua distinção entre a retórica e a persuasão. Em seu livro: “Arte retórica” o filósofo procura sintetizar as visões que se acumulavam em torno dos estudos retóricos e também servindo como um guia dos modos de se fazer o texto persuasivo.

A arte retórica é composta por três livros que tratam de elementos como: a gramática, lógica, estilística, argumentação e filosofia da linguagem. A obra pode-se dizer que se trata de um corpo de normas e regras que visa saber o que é, como se faz e qual o significado dos procedimentos persuasivos. Aristóteles deixa clara a diferença entre retórica e persuasão.

A retórica não tem a função nem de persuadir, nem de saber se algo é verdade ou não, ela tem o papel de ser analítica. “Cabe a ela verificar quais os mecanismos utilizados para se fazer algo ganhar a dimensão da verdade”.

O texto retira das citações feitas por Aristóteles as seguintes deduções:

  1. a retórica não é a persuasão;
  2. a retórica pode revelar como se faz a persuasão;
  3. os discursos da medicina, da matemática, ou, da história do judiciário; da família etc. são o lugar da persuasão;
  4. a retórica é analítica (descobrir o que é próprio para persuadir);
  5. a retórica é uma espécie de código dos códigos, está acima do compromisso estritamente persuasivo (ela não aplica suas regras a um gênero próprio e determinado), pois abarca todas as formas discursivas.

Existem também na obra regras gerais a serem aplicadas nos discursos persuasivos, sendo elas: o exórdio, a narração, as provas e a peroração. Muito do que foi escrito por Aristóteles está presente na forma como elaboramos textos.

O Exórdio se trata da introdução do texto, ele dá início ao texto podendo ser: uma indicação do assunto, um conselho, um elogio, uma censura conforme o gênero do texto.

A Narração seria o desenrolar do assunto propriamente, aonde os fatos acontecidos são narrados.

As provas são onde entra a persuasão e isto é particularmente significativo no discurso jurídico, no qual as provas se tornam determinantes para a ordem do processo.

A Peroração seria a conclusão onde também a persuasão é utilizada para convencimento do destinatário. A ela se referia Aristóteles: “A peroração compõe-se de quatro partes: a primeira consiste em dispô-lo [o ouvinte] mal para com o adversário; a segunda tem por fim amplificar ou atenuar o que se disse; a terceira excitar as paixões no ouvinte; a quarta, proceder a uma recapitulação”.

Apesar de não ter sido o inventor da retórica propriamente dizendo Aristóteles teve um importante papel na sistematização da teoria do discurso e no entendimento de como os estudos retóricos poderiam ajudar no entendimento dos mecanismos de persuasão.

Verdade e Verossimilhança

No texto, o autor aponta a diferença entre retórica e persuasão para abordagem do assunto. Pois o persuasor vem com o intuído de apresentar a sua ideia, a que ele tem como verdade e também, pode vir através de um conselho.

Entretanto, a persuasão pode ser vista com ausência de verdade em alguns casos e pode ser assimilada a verossimilhança. A verossimilhança é algo que “brinca com a verdade”. Como exemplos, temos em catálogos e propagandas na televisão produtos impecáveis com imagens produzidas em computadores, mas não consideramos isso uma mentira, pois temos o conhecimento do trabalho feito pelos editores para que o produto se torne atrativo suficiente para o consumidor; O mesmo pode-se aplicar a histórias de super-heróis. Mesmo sabendo que não são reais histórias, elas se tornam convincentes pela lógica que lhe é própria.

O verossímil é aquilo constituído através da verdade própria e do efeito de verdade que é passado.

O vazio da retórica

        

Com a expansão dos ideais modernos em meados do século XIX e a utilização da retórica como ferramenta de embelezar o discurso, criou-se um pressuposto de que as figuras de linguagens antes tidas como elementos essenciais para o texto passaram a ser elementos secundários, que só poderiam ser utilizados para fins de dar um aspecto belo ao texto.

Desse modo, ganho força a ideia de que a retórica quando usada apenas para fins de embelezamento, proporciona ao texto um vulgar aspecto vazio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com