TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A dança do Universo

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

Tales de Mileto: Segundo Tales, a origem de todas as coisas está no elemento água: Quando densa, transformaria-se em terra, quando aquecida, viraria vapor que, ao se resfriar, retornaria ao estado líquido, garantindo assim a continuidade do ciclo. Nesse eterno movimento, aos poucos novas formas de vida e evolução iriam se desenvolvendo, originando todas as coisas existentes.

Anaximandro de Mileto: Seguindo os passos de Tales de Mileto, Anaximandro tentou desvendar o mistério sobre o princípio único e primordial da vida, que para Tales, era a água. Foi assim que ele criou o conceito de “ápeiron”, que difere de “arché” desenvolvida por Tales. A “arché” inclui a água como geradora de tudo. Já o “ápeiron” define que o mundo teve origem de uma substância indefinida, que representava o infinito e o inderteminado. Segundo ele o “ápeiron era indestrutível e representava a massa geradora do cosmo e dos seres. Era criado pela luta entre os elementos contrários, como o frio, o calor, o úmido, o seco, etc. Além disso, ele conseguiu medir a distância entre as estrelas e afirmou que a terra era cilíndrica e estava no centro do universo. A terra era circundada pode uma grande roda cósmica, cheia de fogo, e o sol, um furo na superfície dessa roda, que deixava o fogo escapar. À medida que a roda girava, o sol girava também, explicando o movimento do sol em torno da terra.

Anaxímenes: Anaxímenes também postulou a existência de uma substância de uma substância fundamental, que para ele era o ar. À medida que sua densidade mudava, compunha todas as coisas.

Heráclito de Éfeso: O aspecto mais importante de seus ensinamentos, baseia-se na doutrina de que “tudo está em mudança e nada permanece parado”. Para Heráclito, a substância básica era o fogo, possivelmente devido ao seu poder de transformar as coisas, de coloca-las em movimento. Entretanto, o foco principal de sua filosofia eram as transformações criadas pela tensão entre os opostos.

Parmênides: Segundo Parmênides, a realidade é imutável, estática, e sua essência está incorporada na individualidade divina de Eon, ou ser, que permeia todo o universo

Pitágoras: Baseava-se na noção de que tudo é número. Se todas as coisas possuem formas, e formas podem ser descritas por números, então os números se tornam a essência do conhecimento, a porta para um nível superior de sabedoria. O objetivo principal dos pitagóricos, era atingir um estado catártico, de completa purificação da alma, através da intoxicação do espírito pela beleza dos números.

Leucipo e Demócrito: De acordo com eles, o mundo é composto por infinitos átomos, que são indestrutíveis, perfeitamente densos e de infinitas formas. Os átomos movem-se no vazio ou no vácuo. Devido ao seu movimento através do vazio, os átomos sofrem colisões entre si. Às vezes, essas colisões fazem com que átomos de formas compatíveis se unam, formando assim estruturas materiais mais complicadas. Em última instância, todos os objetos materiais que observamos na natureza são compostos de agregados de átomos, unidos por sua compatibilidade geométrica.

Relação entre a escola Iônica e a escola Pitagórica

Divergências:

Essa diferença está mais diretamente ligada ao posicionamento da Terra e dos astros no espaço. Para os Iônicos, a terra é o centro do universo e é circundada por uma grande roda cósmica, cheia de fogo, e o sol, um furo na superfície dessa roda, que deixa o fogo escapar. À medida que a roda gira, o sol também gira, explicando assim, o movimento do Sol em torno da Terra. Diferente disso, os pitagóricos, acreditavam que a terra gira em torno de um fogo central. Esse fogo central é responsável por todo vigor e energia do cosmo, gerando o calor do sol. O sol apenas redistribui esse calor as outras luminárias celestes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com