TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da filosofia do direito

Tese: A importância da filosofia do direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Tese  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

1°) A importância da filosofia para o direito

Segundo o texto a necessidade de estudar filosofia esta em problematizar o direito. Questionar, buscar a realidade jurídica, onde oferece a possibilidade de pensar de re-pensar de forma critica os diversos elementos que compões o vasto universo jurídico, dessa maneira vemos que em nosso dia-a-dia suprindo esta necessidade vemos uma diminuição muito grande em equívocos e leis abusivas. A filosofia do direito é responsável por problematizar a norma e verificar suas falhas seus equívocos, a filosofia do direito não serve como empecilho para o direito como que coloca defeitos, para o direito seguir em frente na obtenção de justiça a filosofia do direito presta subsídios ao direito como quem auxilia ela a evoluir, o que caracteriza justamente o contrario do que popularmente se pensa sobre a filosofia. A problematização do direito revela questões que em um primeiro momento se mostra aquilo que se pensa ser “justo” em uma questão duvidosa. Quando falamos em problematização falamos de questionar as verdades jurídicas, quando problematizamos o direito, vemos que ele tende a se evoluir e tornar-se mais justo, é importante questionar o direito, pois assim ele evolui com a sociedade, dessa forma ele não se torna “absoleto ou abstrato” demais a realidade social de sua época vigente.

O direito positivo deve ser questionado, pois o direito positivo só é positivo quando outorgado em determinada época social. Se ele tem origem em determinada época isso quer dizer, que se ele transportado para uma época sem que se questione o mesmo entra em colapso com a realidade, provocando grandes abusos, e como isso não sendo problematizado o direito positivo ele passa a ser fruto direto de normas ideológicas voltadas para o beneficio de determinado grupo social.

A realidade jurídica é importante, pois como fala o autor não é raro que se encontre imperfeições no direito. Quando fazemos uma reflexão a respeito do assunto vemos que há injustiça que se pepertuam baseado em valores os quais o direito protege, e quando o jurista se permite filosofar a respeito desta questão passam a ser eliminados as inocências e passam a ter uma visão mais apurada do que é o direito. Assim como Marx afirma que o direito não é livre de ideologias, o texto diz que o direito é composto de verdades ideológicas, pois ele é fruto de determinados grupos sociais.

Portanto não há como ele não ter sido contaminado por ideologias próprias deste grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com