TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da ressocialização dentro dos presidios

Por:   •  14/8/2015  •  Resenha  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 2

A RESSOCIALIZAÇÃO DENTRO DOS PRESÍDIOS

        Em 1984, com a reforma da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, promulgou-se a LEP (Lei de Execuções Penais). Nesta lei art.11, determina que o condenado tenha direito à assistência material, à saúde, jurídica, educacional, social e religiosa. Cita o art. 10 desta lei que “a assistência ao preso e internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade”.

        A lei determina a reeducação dessas pessoas para o retorno à vida em sociedade, não é o que acontece na maioria dos presídios brasileiros. Nesses presídios a maioria dos presos vive ocioso, sem trabalho, sem qualquer tipo de estudos e sem aperfeiçoamento profissional. E quando existe trabalho dentro da prisão, não garante a ressocialização e a própria sociedade fecha as portas e não dá oportunidade para os ex-detentos recomeçarem.

         A superlotação é um dos maiores problemas, sem estrutura física adequada, celas pequenas, sem condições de higiene e algumas vezes não tem colchão e os detentos são obrigados a dormir no chão, porém existem outros problemas no sistema carcerário. Muitos detentos por não terem um tratamento médico adequado estão vulneráveis a vários tipos de doenças, como a Aids e a tuberculose. Outro problema existente é a desocupação do preso, a falta de exercícios físicos que acaba enfraquecendo a saúde do mesmo, deixando-os mais vulnerável as doenças.

          No Brasil além dos problemas já citados, não acontece a ressocialização de forma eficaz, falta investimentos do Estado em políticas de reintegração social dessas pessoas. Os presos precisam se ocupar e aprender alguma atividade que dê motivação para voltar a conviver em sociedade de forma digna. Porque isolados e desocupados eles se sente desmotivados e sem perspectivas de um futuro melhor, muitas vezes sem o apoio da família. E ao saírem em liberdade, acabam cometendo os mesmos e outros crimes e retornando aos presídios.

        Para que a ressocialização aconteça, é imprescindível que o criminoso reconheça que errou e queira mudar, também é muito importante o apoio da família. O Estado precisa urgentemente rever o sistema carcerário brasileiro e criar mais projetos de inclusão social para os ex-detentos no mercado de trabalho.

               É importante que o detento trabalhe, estude e aprenda uma qualificação profissional, porque assim ele terá mais motivação e oportunidade de um emprego fora da prisão. A sociedade tem a função de dar um voto de confiança para os ex-presidiários porque eles já pagaram por seus erros e querem recomeçar, para isso precisam da oportunidade de um emprego para que possam ter uma vida com dignidade, como todos têm direito.

               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com