TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A liberdade dos antigos comparada a dos modernos

Por:   •  25/11/2017  •  Resenha  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

A liberdade dos antigos comparada a dos modernos

Acerca da liberdade moderna, os indivíduos atuam na política indiretamente, por predominar um governo representativo. Por outro lado, é muito valorizada a liberdade individual, em que o indivíduo tem direito de gozar de seus bens e suas propriedades, bem como seu direito de ir e vir e de satisfazer suas necessidades; contudo, sempre submisso às leis. Em contrapartida, a liberdade dos antigos detém mais atuação no âmbito político, tendo os indivíduos o direito de resolver questões públicas e de opinar sobre as leis, além de poder escolher diretamente seus representantes civis. Contudo, ao contrário da liberdade dos modernos, a liberdade individual seria limitada, os indivíduos seriam rigidamente observados em suas ações, e não teriam autonomia no que diz respeito a seus assuntos particulares.

O autor busca explicar o motivo de tais distinções de liberdade fazendo um paralelo entre as principais diferenças entre os estados antigos e modernos. As nações antigas detinham limites estreitos, ou seja, sua extensão territorial era pequena. Consequentemente, faltavam recursos para suprir as necessidades gerais. Em decorrência disso, tinham inclinação para a guerra, pois guerreando conseguiriam os recursos que faltavam. Como eram uma nação conflituosa, desse conflito resultaram os escravos, que tiveram como destino a maioria dos trabalhos braçais. As nações modernas, por sua vez, têm um território extenso, e com isso recursos geralmente fartos. Dessa forma, a população desses Estados são significativamente maiores, impossibilitando que todos se reúnem para falar da Política, como acontecia em cidades como Atenas. Nestes Estados, o comércio é mais viável do que a guerra. Essencialmente sem escravos, a maioria dos trabalhadores modernos são assalariados.

Assim, Constant defende sua tese de que a guerra é interior ao comércio: tanto um quanto outro são meios distintos de se adquirir recursos. A medida que o ser humano teve como experiência uma derrota quando estava guerreando, buscou outros meios de se conseguir bens. A guerra é incerta, o comércio é mais seguro. Dentro disso, percebemos uma evolução importante dos povos antigos para os modernos: a saída do estado de conflito frequente em busca de estabilizar-se.

Grande defensor do comércio, Constant o define como “a verdadeira vida das nações”, isto porque os indivíduos encontraram nesta atividade um meio de sobrevivência pacífico e uma forma justa e eficaz de satisfazerem seus desejos. Além disso, o advento do comércio foi um grande feito para reconhecer a independência individual dos cidadãos.

Tendo em vista as definições expostas anteriormente, cabe enfatizar, portanto, que a liberdade para os antigos consistia em um poder social dividido, enquanto que para os modernos esta consiste em uma garantia e segurança de sua liberdade individual.

É importante ressaltar também, que os indivíduos dos Estados modernos não têm tempo para a política, pois se dedicam muito ao comércio e ao trabalho, e se forem abdicar de suas atividades pela política, isto estaria ferindo sua liberdade individual, o que o autor, como liberal, não admite. Contudo, Constant reconhece a importância da política na vida do indivíduo, e a necessidade de um governo representativo, com poder limitado, e que defenda os interesses políticos de quem não tenha tempo para se dedicar à vida política. Todavia, mesmo com a implantação de um governo representativo o indivíduo pode negligenciar a política, e é necessária uma solução para isto. Não pode o indivíduo se apoiar apenas em obedecer às leis e pagar seus impostos, deve vigiar seus governantes e fazê-los cumprir as promessas feitas. Constant não aponta uma solução para que não haja uma ignorância para com os assuntos políticos, porém, tenta usar o patriotismo como uma ferramenta para convencer os cidadãos da importância de se ter uma participação política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com