TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A principal obra de Thomas Hobbes

Por:   •  10/5/2017  •  Resenha  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 7

        Estaresenha é sobre a principal obra de Thomas Hobbes, chamada de “Leviathan”. Iremos abordar os capítulos XIII, XVII, XVIII, XXI e XXXI, e é válido ressaltar que a obra se divide em quatro partes:Do homem, do estado, do estado cristão e das trevas.Sendo assim, Hobbes acredita na importância da análise sobre o homem, principalmente para aquele que detém o poder, pois somente desta forma poderão ser feitas ações com o intuito de alcançar a finalidade na qual verdadeiramente o Estado foi criado, que, como adiante será visto, é a garantia de paz e segurança aos indivíduos. O maior poder, ou poder superior, segundo Hobbes é o da “República” (como ele chama o Estado absolutista), e no aspecto religioso, o homem teria um papel fundamental, pois a religião não deriva somente de divindades, mas do homem também, pois os governadores e legisladores do estado usavam a religião com finalidade de manipulação, para conquistar obediência e paz (ordem social). Finalizando então a introdução, podemos entender como “Leviathan” algo que seria bíblico e sagrado, além de místico e bem poderoso (artificial). E neste contexto da obra de Hobbes, é uma analogia ao soberano, dizendo que seria algo “maior” do que ele.

        Apartir do capítulo treze,é iniciada a explicação de como eram e viviam os homens antes de qualquer estado existir, esse período era chamado de “estado de natureza” (será abordado mais a fundo posteriormente), na qual as relações humanas eram baseadas em ódio, discórdia e medo, já que não existia um poder superior capaz de manter a ordem e respeito (paz). Era um constante estado de guerra em que cada um era governado por si mesmo, não havendo justiça, e nem propriedade, quase sendo um estado de anarquia.A seguinte citação deixa clara a ideia de Hobbes: "Tudo, portanto, que advém de um tempo de guerra, onde cada homem é inimigo de outro homem, igualmente advém do tempo em que os homens vivem sem outra segurança além do que sua própria força e sua própria astúcia conseguem provê-los.”

        Sobre o ‘direito natural’ e a ‘lei natural’ segundo Hobbes, o primeiro seria a liberdade de praticar ou não determinada conduta. Já a segunda, seria aquela que obrigaria o indivíduo a praticá-la ou a se omitir, identificando a segunda lei: "que um homem concorde, conjuntamente com outros (…) em renunciar a seudireito a todas as coisas, contentando-se, em relação aos outros homens, com a mesma liberdade que aos outros homens permite em relação a si mesmo" (citação de Hobbes). Nota-se que o indivíduo teria que abrir mão de todos os seus direitos para estabelecer paz, ou seja, para o bem do próximo e para a harmonia da sociedade. Para Hobbes, os homens deveriam obedecer a um poder maior exceto quando fosse obrigado a praticar atos que implicassem em transferência ourenúncia do direito de evitar a morte.

        Na segunda parte da obra, começa com as causas, geração e definição de um Estado em que talvez estabelecida uma certa ordem social, poderia proclamar a harmonia e a paz entre os indivíduos daquela mesma sociedade. Sendo assim, para Hobbes, talvez a única forma de constituir um poder comumente capaz de defender a comunidade das invasões dos estrangeiros e das injúrias e desavenças de terceiros, garantindo-lhes assim uma segurança necessária para que os indivíduos daquela comunidade possam viver em paz, é conferir toda “força” e poder a um homem, ou seja, “se quer conhecer verdadeiramente um homem, dê poder a ele”. Com isto, entramos na questão da “Assembleia de homens”, que era justamente isto, uma possível espécie de “Parlamento” dentro daquela comunidade, mas que Hobbes utilizava o termo “Assembleia” com a finalidade de reduzir variadas vontades, e centralizando o poder e reduzindo a uma vontade final.

        Sobre o “Contrato Social”, Hobbes afirma que é de total importância, pois os homens eram inicialmente livres e viviam num estadode natureza, onde não havia governo, não havia impostos, nem propriedade privada e nem outras desigualdades, e neste mesmo estado natural, cada um viveriade acordo com sua própria vontade, e o seu livre arbítrio. Porém, esta “paz” da qual Hobbes tanto fala seria quebrada pelos constantes conflitos dos homens. E segundo Hobbes, a natureza humana (o homem ser mau por natureza) e o enfraquecimento de poder do Estado seriam as causas e as razões que levariam aos conflitos e as guerras. Dito isto, o autor também se preocupa com a questão da sobrevivência e zela pela vida do indivíduo na sociedade. Podemos ressaltar também, que somente se for por conta da expansão territorial ou por interesse próprio do Estado, os conflitos poderiam ser legítimos e aprovados (mas conflitos internos em sua maioria não eram permitidos). Por fim, para controlaresses conflitos, os homens fizeram um Contrato Social, segundo Hobbes. Onde por sua vez se dariam ‘poderes’ a uma pessoa (o soberano) para governar os demais e trazer a ordem social.

        Sobre a liberdade dos súditos para com os soberanos, Hobbes abre uma pequena ‘brecha’ para que o súdito rompa este contrato social em questão, entre outras palavras, o indivíduo poderia “fugir” desta obrigação ou lei. Com isto o autor deixa explícito na seguinte afirmação: "A obrigação dos súditos com o soberano apenas dura enquanto o poder mediante o qual ele for capaz de protegê-los. O direito que por natureza os homens têm de defender-se a si mesmos não pode ser abandonado através de pacto algum". 

        Acho válido ressaltar uma possível analogia entre Hobbes e Locke, porque eram de correntes contrárias, e também porque cita algumas ideias e críticas às teses de Locke durante alguns trechos de capítulos na obra. Com isto, um afirmava que o homem era mau por natureza e por isso, o Estado deveria serforte, com poderes absolutos nas mãos do “soberano”, defendendo o Absolutismo. Hobbesdefendia os interesses da monarquia (nobres). Por isso, não foi bem aceito naInglaterra, que passava por mudanças econômicas e sociais no quadro burguês. Com isto, é claro queos ingleses se identificavam mais com Locke, pois o mesmo era altamente liberal (ao contrário de Hobbes). Para Locke, o homem, no estado natural, não era mau, ele seria neutro e o meio emque vivia que o levariaaescolher entre o bem eo mau. Por isso,oEstado nãoprecisava ser tão rígido e rigoroso com os homens, pois aintervenção do Estado na economia deveria ser mínimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com