TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA UMA ESTRUTURA BÁSICA

Por:   •  27/8/2020  •  Resenha  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

Resenha de Caso

Paula Maria Gomes da Silva

Trabalho da disciplina de Ciência Jurídica e Segurança Pública

Tutor: Prof. Viviani de Oliveira Rodrigues

Juazeiro do Norte/CE

2020

ÉTICA: UMA ESTRUTURA BÁSICA

        Segundo o texto os mercados às vezes são tidos como “amorais” e algumas das pessoas na qual participam desse cenário fazem julgamentos éticos a partir de práticas encontradas e sobre as pessoas presentes nesse cenário.  Os agentes de mercado, na maior parte, preferem firmar negócios com empresas e pessoas em que possam confiar e em poucos casos alguns agentes fecham negócios com sociedades livres ou abertas.

        Segundo pesquisas, é possível observar algumas relações entre ética e desemprego, tais como: maior criatividade (associada a recompensas justas), maior possibilidade dos funcionários compartilharem conhecimentos em um ambiente que passe confiança, entre outros. Essa relação não confirma totalmente que a ética vala a pena nas empresas. Apesar das descobertas em relação aos bons resultados que a ética implica, observa-se que a maior parte das empresas que tem um bom gerenciamento analisa de forma financeira, jurídica e competitiva deixando a análise ética ser feita de acordo com seu instinto ou emoção. Se forem usar suas razões ou análises usam-se depois do caso consumado para explicar suas posições instintivas. O instinto não deixa de ser um fator importante para uma ação, porém os lideres devem adotar acordos de forma mais estruturadas em questões éticas, nesse sentido o texto apresenta essa estruturação.

        Com uma definição de ética não totalmente definida a estrutura parte de uma pequena fração de um enorme território e nos apresenta quatro indagações que são fundamentais para que um agente, empresa ou grupo considere na escolha de determinado caminho. Indagações essas que trazem tipos de normas ou padrões éticos levando padrões básicos ou considerações mais discricionárias. Para o efetivo dessa estrutura ética é necessário o entendimento de quatro conceitos da teoria ética associadas às quatros indagações, sendo eles: os deveres, os direitos, as melhores práticas e os compromissos. Os deveres morais podem ser definidos como perfeitos, imperfeitos. Nem sempre são explícitos, são incorporados a leis ou a codificações e são tidos como um requisito para agir ou não de tal maneira, é relativo às outras partes sendo importante também pra si próprio. Ao lado dos deveres morais caminham os direitos morais, o direito por vezes é o inverso de um dever e pode ser classificado como positivo ou negativo e também são incorporados a leis ou códigos formais. As melhorias práticas não são obrigatórias, sua ausência não é motivo de critica ou censura, porém, são condutas desejáveis em um sistema ético já que postulam determinados padrões de excelência.  No que diz respeito aos compromissos éticos, esses podem se apoiar em valores e crenças pessoais indo além dos direito, deveres e práticas definidas para todos. Como representa mais sobrea identidade do agente, sua falta de cumprimento pode afetar sua imagem embora talvez não gere uma critica alheia.

        A aplicação da estrutura apesar de parecer ser simples em uma avaliação para um possível curso de ação, seu emprego pode ser difícil de acordo com os desafios que surgem nas etapas de cada processo. Três etapas fazem parte do processo da estrutura, a primeira etapa é a Compreensão dos fatos que, apesar de parecer óbvio, em primeiro momento tem como ponto fundamental o entendimento do curso de ação proposto. Muitas pessoas tomam decisões sem que tenham entendimento completo da situação onde suas motivações são suas boas intenções e convicções pessoais que às vezes não percebem o impacto que pode causar em terceiros.  Algumas considerações são importantes serem feitas antes das tomadas de decisões para que se tenha uma analise confiável. A segunda etapa é a Identificação padrões relevantes, é preciso que seja definido quais os padrões éticos que devem ser aplicados. Os padrões das normas éticas nem sempre são simples e fáceis de serem decididas já que são fontes de áreas diversas, tais como: direito, razão, filosofia, entre outros. O código de ética da empresa com seus próprios padrões é um ponto positivo para a empresa. Além de código de conduta pessoal, os Global Business Standards Codex (códices de padrões globais de negócios) é tido como uma fonte de referencia útil, é um conjunto de códigos de padrões pertencentes aos principais códigos de condutas no mundo dos negócios. Apesar de não existir distinção entre os deveres básicos e as práticas nos códices, esses apresentam altos padrões aceitos na condução de acordos empresariais. A maioria dos padrões mais recorrentes é uma elaboração de oito princípios, são eles: fiduciário, propriedade, confiabilidade, transparência, dignidade, lisura, cidadania e receptividade. A maioria desses princípios e seus padrões variam de acordo com contextos sociais e culturais e possuem diversas interpretações o que de forma simplificada poderiam ser chamado de valores-universais. A terceira etapa é a Mantendo o objetivo, nessa etapa foram criados testes de julgamentos éticos para corrigir o uso da ética em si próprio e a situações tendenciosas. A visibilidade, a generalidade e o legado são exemplos dos testes mais conhecidos e úteis. Considerar como as outras pessoas veem nossas ações diz respeito ao teste de visibilidade. O teste de generalidade nos permite perguntar se nossos atos tornassem uma prática geral qual seriam nossas ações. A própria auto avaliação da pessoa responsável pela decisão é tida como o teste de legado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com