TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sustentabilidade

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

ESTUDO DE CASO TELECOMUNICAÇÕES VBN

Ações para diminuição de abusos contra o individuo e o coletivo em âmbito empresarial

Abril/2021

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Elaborado por: Genilso Machado Junior

Disciplina: Etica e Sustentabilidade

Turma: 0321-1_5


Tópicos desenvolvidos

Este trabalho apresenta um estudo afim de trazer algumas ações empresariais a serem aplicadas ao cenário narrado para a atividade final da matéria de Ética e Sustentabilidade do curso de Gestão Empresarial, no entanto, pode ser aplicada a qualquer empresa que visa explorar os valores propostos nesta disciplina e valoriza as relações individuais e coletivas. Para tal, serão explorados os temas abaixo:

  • ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
  • obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
  • efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
  • soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.
    Apresentação e objetivo

O mundo capitalista globalizado tem se tornado cada vez mais competitivo e para se destacar num cenário tão acirrado, as empresas tem cada vez mais, voltado olhares para os valores éticos e sustentáveis, além disso, a consciência coletiva da população mundial tem valorizado cada vez mais ações que preze por melhores cuidados com o planeta e com as relações interpessoais, cada vez mais os profissonais do mercado de trabalho tem tido mais voz ativa dentro das empresas e isso não se resume somente no mundo coorporativo, as crianças tem sido criadas cada vez com um olhar mais voltado para o planeta e para o pensamento reflexivo sobre como as coisas são e não somente em como elas devem ser executadas.

Diante de todas estas mudanças, as empresas têm focado em um novo tipo de relacionamento com seus funcionários e clientes, diretos e indiretos, valorizando cada vez mais valores morais e éticos. Neste trabalho, teremos a oportunidade de explorar algumas destas oportunidades e conhecer situações comumente encontradas no mundo coorporativo. Algumas áreas profissionais inclusive investem em educação formal sobre o tema, como exemplo da área de Tecnologia da Informação com a certificação Green IT, para profissionais que buscam se destacar frente aos novos desafios de gastar menos recursos naturais.[1]

Agora com foco voltado ao inidivíduo, podemos ver diversas empresas focando em experiências únicas com seus clientes, em diversos setores, não há limites para criatividade para aprimorar experiências, temos por exemplo, o caso da Starbucks que traz como valor principal de sua empresa, a experiência do usuário.


Desenvolvimento

Ao ser buscado pela diretoria da VBN, para realizar consultoria focada para adoção de boas práticas no que diz respeito a ética, responsabilidade social e governança, focadas no pensamento do sociólogo Richard Sennett, que entende como falta de respeito ou desrespeito a situação em que as pessoas não são ouvidas nem consideradas seres humanos plenos.

A fim de garantir, efetivamente, os direitos individuais e coletivos sem comprometer as suas ações enquanto organismo empresarial, entendemos que para contribuir para a diminuição dos abusos exercidos contra o indivíduo e a coletividade, podemos:

Fazer uso de plataformas de gestão contínua de pessoas, que possibilitam interações anonimas, ou não, que auxiliam na gestão do clima organizacional, engajamento e performance de áreas e indivíduos. Um dos players do mercado com esta finalidade é a Pulses [3], segundo seus registros existem mais de 280.000 pessoas sendo ouvidas através dos canais de suas empresas, como exemplo Ifood, Stone, Lojas Americanas, C&A, Via Varejo, SambaTech e diversas outras.

Ferramentas como a citada acima, podem aopiar na gestão da cultura organizacional, possibilitando construir uma empresa com cultura de transparencia, confiança e colaboração, podendo assim exercitar valores éticos e morais em tempo real.

Com ferramentas como esta, é possível estabelecer diversos canais com seus funcionários, entendendo de perto, tudo aquilo que afeta o colaborador e sua relação com o trabalho, o ambiente e com a empresa.

Além destes aspectos, é válido que seja criada uma comissão de compliance e que tenha uma política de compliance voltada para a garantia de que a empresa se mantenha dentro das regras estabelecidas pelos órgãos reguladores e em consonância com o seu próprio regulamento interno, além de prevenir e/ou tratar quaisquer desvios ou inconformidades dentro do negócio. [4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (327 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com