TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACEITAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PELA PRÓPRIA VÍTIMA RESULTANDO EM FEMINICÍDIO

Por:   •  28/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.932 Palavras (16 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 16

ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE

BACHARELADO EM DIREITO

PAOLO FERREIRA VELOSO

ACEITAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PELA PRÓPRIA VÍTIMA RESULTANDO EM FEMINICÍDIO

Ananindeua-PA

2018

PAOLO FERREIRA VELOSO

ACEITAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PELA PRÓPRIA VÍTIMA RESULTANDO EM FEMINICÍDIO

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito obrigatório e parcial para aprovação na disciplina TCCI e para posterior obtenção do grau de Bacharel em Direito na Escola Superior Madre Celeste – ESMAC.

Orientador da Disciplina: Prof.Dra.Clébia Costa

Ananindeua-PA

2018

                                        SUMÁRIO

1 PROBLEMATIZAÇÃO        3

2 PERGUNTA PROBLEMA        3

3 HIPÓTESE        3

4 JUSTIFICATIVA        3

5 OBJETIVO GERAL        4

    6 REFERENCIAL TEÓRICO        4

6.1 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA        5

6.2 DA INEFICIÊNCIA DA LEI 11.340 DE 2006 E A MOROSIDADE PROCESSUAL        6

6.3 DA FALTA DE APARATOS PARA COMBATER O ILÍCITO        7

6.3 DO FEMINICÍDIO E DA DEPENDÊNCIA DO RELACIONAMENTO        8

6.4 DAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES        9

7 METODOLOGIA        11

8 CRONOGRAMA        12

REFERÊNCIAS        13

1 PROBLEMATIZAÇÃO

        O Brasil apresenta grande índices de violência doméstica contra a mulher, mesmo depois do advento da lei Maria da Penha, os números de crimes praticados contra a mulher ainda são muito alto, mas há de ressaltar que muitas vezes apesar de  a lei tentar concientizar a vítima da lesão doméstica, ela acaba voltando para o seu agressor, seja por afeto ou dependência.

        A prática de violência contra a mulher passa a ser considerado hediondo, mas isso não impede de que a prática dessa conduta ainda seja grande e ainda passa a ser fato corriqueiro na sociedade, gerando a sua aceitabilidade. Com isso, as mesmas sentem-se culpadas, pois muitas ainda são mal vistas pela família e pela sociedade, por conta de uma cultura patriarcal, que inferioriza a mulher.

        Por vezes, as mulheres, mesmo que denunciem a violência sofrida por sua condição de mulher às autoridas competentes, carecem de proteção efetiva após a confirmação da ameaça e enfrentam a morosidade por parte da segurança pública.

2 PERGUNTA PROBLEMA

Por que a própria vítima que sofreu a violência domestica apesar de aparatos judiciais que a obriguem a combater a violação, retornam para o agressor?

3 HIPÓTESE

Parte-se da hipótese de que a mulher se veria dependente financeiramente emocionalmente do seu companheiro, como também se veria pressionada diante da sociedade para não desmembrar a família, bem como a falta de reprovabilidade da conduta do agressor perante o bem social.

4 JUSTIFICATIVA

        

        A presente pesquisa se mostra bastante relevante para o contexto social, uma vez que possui a característica de generalidade, abordando todas as mulheres, independentes de classe social para conscientização de que se deve combater tal violência.

        Mostra-se bastante válida a discussão trazida pela pesquisa também no meio acadêmico e para a própria instituição, uma vez que a pesquisa trás uma discussão que pode servir de base para o combate a violência, já que na instituição que surge respostas para combate de lides sociais, e assim mostrar para mulheres o dever de combater a agressão.

        Como operadores do direito, buscar um aperfeiçoamento das normas, concientizando legisladores, doutrinadores e magistrados a respeito da gravidade e do impacto deste ilícito silencioso na sociedade, para que todos possam apoiar, ajudar vítimas destas agressões que possuem um dano quase irreversível.

5 OBJETIVO GERAL

        

         O presente trabalho tem como objetivo geralo porqueda própria vítima que sofreu a violência domestica apesar de aparatos judiciais que a obriguem a combater a violação, retornarem para os agressores

        Já como objetivos específicos o trabalho pretende:

  1. Conceituar o que é violência doméstica, relacionada com o feminicídio, expondo as consequências da ineficiência de medidas para a proteção da mulher ameaçada e sua morosidade, e mostrar possíveis soluções.
  2. Realizar pesquisa qualitativa, com elementos bibliográficos e entrevistas
  3.  Demonstrar porque a solução deste problema é importante para a redução do grande índice de violência já que porque a própria vítima que sofreu a violência domestica apesar de aparatos judiciais que a obriguem a combater a violação, retornarem para os agressores
  1. 6 REFERENCIAL TEÓRICO

        

        Diariamente há notícias sobre violência contra as mulheres. A Lei Maria da Penha trouxe mecanismos medida de proteção, cuja finalidade é estancar a violência doméstica e familiar contra a mulher com mecanismos rápidos que possam imobilizar a ação do infrator, todavia, vários pontos deve-se questionar no que tange a sua aplicabilidade, a ação penal competente e os objetivos a serem alcançados com a referida lei.

        Vários fatores devem ser levados em consideração para avaliar se está lei está surgindo feitos, se o aparelho estatal está preparado e estruturado para conduzir o problema até o curso final para assim chegar à finalidade que é devolver a paz social, a integridade moral e física a mulher e não destruir a família. Grande expectativa se criou em torno da lei nº 11.340/06, conhecida popularmente por “Lei Maria da Penha”, em homenagem a Maria da Penha, vítima da violência doméstica praticada por seu ex-esposo, deixando sequelas irreparáveis por toda vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (729.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com