TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME CISNE NEGRO BASEADO A TEORIA DA PSICANALISE

Por:   •  20/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.417 Palavras (14 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 14

CAMILA NASCIMENTO - RA T2824H4

EDNEIA DOS SANTOS LARA – RA T2497A1

GABRIELA AMORIM – RA T6389H-0

MARIA ANGÉLICA PARAISO – RA D193GC-8

TRABALHO SOBRE A ANÁLISE DO FILME CISNE NEGRO BASEADO A TEORIA DA PSICANALISE

SANTOS

2019

CAMILA NASCIMENTO - RA T2824H4

EDNEIA DOS SANTOS LARA – RA T2497A1

GABRIELA AMORIM – RA T6389H-0

MARIA ANGÉLICA PARAISO – RA D193GC-8

TRABALHO SOBRE A ANÁLISE DO FILME CISNE NEGRO BASEADO A TEORIA DA PSICANALISE

Este trabalho trata-se da realização da análise do filme Cisne Negro com base nos conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre a teoria psicanalítica, como parte de avaliação na disciplina Teoria Psicanalítica, urso de graduação em Psicologia da

Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof Dr. Mohamad A. A.Rahim

Santos

2019

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO..........................................................................................04

2 – OBJETIVO.................................................................................................04

3 – METODOLOGIA........................................................................................05

4 – SINAPSE...................................................................................................05

5 – ANALISE DO FILME.................................................................................05

6 – CONCLUSÃO............................................................................................11

REFERÊNCIA.................................................................................................12

1 - INTRODUÇÃO

A psicanalise é um método de investigação dos processos inconscientes e nasceu no século XIX, tendo como seu principal precursor Sigmund Freud. (QUINODOZ, 2007). Ela se inseri na história como um campo de conhecimento dedicado aos fenômenos psíquicos, o que não exclui as relações com o ambiente, mas ressaltando a importância de se uma explicação para fenômenos propriamente humanos como comportamentos, afetos e pensamentos através do inconsciente, contradizendo uma concepção do ser humano como senhor de si mesmo, racional, capaz de dominar-se, expondo uma fragilidade humana. (ROUDINESCO, 2000).

O inconsciente expando aquilo que é psíquico para além da consciência, sendo assim os conteúdos da nossa consciência ocupam uma dimensão menor e com diversas lacunas, não aceitando mais a ideia de que tudo que acontece na mente deve ser conhecido pela consciência. Freud, (1901) descreve lapsos do nosso dia a dia, de linguagem, escritos, de memória entre outros acontecimentos, que são atribuídos ao acaso, porém não têm nada de acaso e, embora os chamemos de acidentes, tais atos psíquicos estão, para sua realização, além de nossa capacidade consciente. Sendo estes atos falhos ou parapraxias são como os sonhos e sintomas, revelam um processo inconsciente, que se desenvolve sem que o percebamos, a partir de conteúdos latentes que escapam ao controle consciente, apresentando-se em contradição à nossa consciência.

Na teoria Freudiana não podemos deixar de cita o complexo de Édipo, que de forma mais rasa, trata-se da representação inconsciente pela qual se exprime o desejo amoroso e/ou sexual da criança pelo genitor do sexo oposto e sua hostilidade para com o genitor do mesmo sexo e o rancor ou ódio pelo sexo oposto. (FREUD, 1924).

2 - OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo introduzir os discentes a atividades de análise de temas culturais com base na teoria psicanalítica. Servindo de concretização dos objetivos da disciplina e verificação de aprendizagem.

3 - METODOLOGIA

O proposto pela disciplina é exercitar reflexões críticas sobre produções humanas e sua expressão, à luz da teoria psicanalítica utilizando produções artísticas audiovisuais como por exemplo filmes de longa ou curta metragem, vinhetas, propagandas ou teatro; obras de arte ou textos literários.

4 - SINAPSE

O filme expõe a obsessão de Nina pela dança e pela perfeição, ela é uma jovem bailarina que em determinado momento surge em sua companhia oportunidade de realizar um papel de destaque como rainha dos cisnes na produção “O lago dos Cisnes’’, um drama em que a personagem principal deve interpretar tanto a meiga e doce cisne branca como a má, traiçoeira e sedutora irmã gêmea cisne negro. Ao ensaiar para interpretar a personagem, Nina entra em conflito com estes seus dois lados, e fases de psicose e automutilação são constantes, assim como descobertas e conflitos de sua própria personalidade, desentendimento com a mãe e enfrentamento da alta competitividade e rivalidade no ambiente artístico.

5 - ANALISE DO FILME

A bailarina Nina é uma mulher jovem, que mora apenas com a mãe e vive intensamente dedicada ao ballet. Apesar de Nina não ser mais criança ela é um pouco infantilizada, seu quarto é decorado em tons de rosa e repleto de bichos de pelúcia, as roupas de Nina também seguem sempre em tons de rosa claro e branco. A mãe de Nina em uma postura séria e controla todos os detalhes do dia a dia de Nina, a mãe a ajuda a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com