TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA RESPOSTA ACUSAÇÃO

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA:

CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

CURSO:

DIREITO

PROFESSOR:

ORIENTADORES

UNIDADE:

TAGUATINGA

DATA:

14 de fevereiro de 2016

Disciplina

Código

Pré-Requisito

Carga Horária

Período

Período Ministrado

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

D-1003

D-904

80h

10º sem

2016.1

Ementa

Elaboração de pesquisa, fundamentada na prática investigativa e/ou bibliográfica relacionada ao Direito voltados para a elaboração e apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC), o qual pode ser uma monografia, um anteprojeto de lei ou uma pesquisa supervisionada de prática investigativa, como resultado da pesquisa realizada durante o semestre.

Contribuição para o perfil do egresso

Possibilitar ao acadêmico a elaboração de trabalho monográfico baseado na pesquisa científica por meio da proposição de um problema e formulação de hipóteses, tendo como elementos constituintes a originalidade, objetividade e coerência. Com isso espera-se que o egresso possa desenvolver trabalhos acadêmico-científicos de alta qualidade durante sua vida profissional.

Objetivos

Objetivo geral:

  • Redigir monografia, anteprojeto de lei, pesquisa quantitativa de campo, ou artigo científico de acordo com a escolha do aluno, devendo observar as diretrizes fixadas pela Coordenação do NPPC para cada uma das modalidades.

Objetivos específicos:

  • Analisar os princípios metodológicos de um trabalho científico.
  • Realizar encontros presenciais com o orientador para debates sobre o tema a ser desenvolvido.

Conteúdo programático

UNIDADE I

  • Apresentação dos princípios metodológicos de um TCC:
  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão

UNIDADE II

  • Orientações presenciais por meio de agendamento junto ao NPA.
  • Orientações virtuais por meio da plataforma Moodle.
  • Revisão do referencial teórico desenvolvido na disciplina de TCC I.
  • Coleta de dados.
  • Análise dos dados coletados.
  • Redação das considerações finais.
  • Entrega de versão preliminar do TCC.
  • Entrega de versão final para defesa pública perante Banca Examinadora.

Metodologia de ensino

Orientação semipresencial ao acadêmico por meio de encontros presenciais mensais e de forma virtual por meio da plataforma Moodle.

Recursos instrucionais

Plataforma Moodle.

Articulação com outras disciplinas do curso

A disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso II” possui diálogo com todas as demais disciplinas do curso porque corresponde à concretização final de todos os conhecimentos do aluno a respeito de tema específico escolhido por ele para ser trabalhado de forma analítica e aprofundada de forma científica.

Articulação com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE

(conteúdos e formas de tratamento didático)

A disciplina contribui para o ENADE no sentido de dar ao aluno embasamento teórico-metodológico que o leve a compreender as principais relações sociais que dão origem ao Direito não apenas como fato jurídico, mas também, e principalmente, como fato social. Ao realizar um trabalho monográfico – seja em sua vertente tradicional, a monografia, ou ainda na forma de anteprojeto de lei ou de pesquisa de campo –, o discente extrapola os limites da sala de aula, podendo ter contato direto e mais aprofundado com a literatura a respeito de sua área de interesse. Da mesma forma, o discente, tendo contato com a sociedade na qual vive e está inserido, poderá desenvolver seu senso crítico por meio da análise do âmbito social e da comparação do mesmo com as doutrinas jurídicas, o que dá ao discente embasamento suficiente para seu desenvolvimento intelectual e, principalmente, como ser humano.

Avaliação

Conforme critério estabelecido pela Faculdade Projeção, a avaliação da disciplina é feita oficialmente por duas avaliações, chamadas nesta disciplina respectivamente de “Avaliação A1” e “Avaliação A2”. Contudo, a disciplina de TCC II tem avaliação diferenciada, tendo-se em vista o fato de que seu resultado final é somatório de elementos escritos pelo discente, bem como a realização de sua defesa pública no caso de trabalhos monográficos (monografia, minuta de projeto de lei, pesquisa de campo).

Todos os trabalhos serão submetidos a banca seja banca avaliadora (artigos) ou banca examinadora para trabalhos monográficos.

As fichas e critérios de avaliação de avaliação são publicadas nos Regulamentos de TCC da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais.

A Média Final corresponderá ao somatório das notas atribuídas aos critérios constantes nas fichas de avaliação. Para aprovação direta, o discente deverá ter Média Final de no mínimo 6,0 (seis) pontos.

Os critérios específicos para a atribuição das notas no trabalho escrito e na apresentação oral estão disponíveis no Regulamento de TCC da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, disponíveis no sítio institucional (graduação Direito aba direita), na Plataforma Moodle e no Portal Fidelis.

Qualquer esclarecimento pode ser obtido com o professor orientador ou diretamente com Os Coordenadores do Núcleo de Pesquisa e Produção Científica (NPPC).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  1. HENRIQUES, Antônio. Monografia no curso de direito: como elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). São Paulo: Atlas.
  2. CASTILHO, Maria Augusta de. Roteiro para elaboração de monografia em ciências jurídicas. São Paulo: Saraiva.
  3. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas.

Bibliografia Complementar:

  1. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
  2. ANDRADE, M. M. Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. Atlas.
  3. VIEIRA, Liliane dos Santos. Pesquisa e monografia jurídica na era da informática. Brasília: Brasília Jurídica.
  4. MEZZAROBA, Orides. Manual de metodologia da pesquisa no direito: atualizado de acordo com as últimas normas da ABNT. São Paulo: Saraiva.
  5. BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia para os cursos de direito. São Paulo: Saraiva.
  6. NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual da monografia jurídica: como se faz uma monografia, uma dissertação e uma tese. São Paulo: Saraiva.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Encontro

Atividade

01

Encontro presencial em sala de aula com o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Produção Científica do curso de Direito para apresentação inicial da disciplina e dos procedimentos administrativos.

02

Encontro presencial em sala de aula com o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Produção Científica do curso de Direito para apresentação inicial da disciplina e dos procedimentos administrativos.

03

(29.02.2016 a 04.03.2016) Vinculação dos discentes aos professores orientadores, revisão, junto ao professor-orientador, do referencial teórico desenvolvido na disciplina de TCC 1.

04

(07 a 11.03.2016) Vinculação dos discentes automática dos discentes que ainda não tiverem procurado orientador. Encontro presencial/virtual com o professor orientador (período para coleta de dados).

05

Encontro presencial/virtual com o professor orientador (período para coleta de dados).

06

Encontro presencial/virtual com o professor orientador (período para coleta de dados).

07

Encontro presencial/virtual com o professor orientador (período para análise de dados).

08

(04 a 08.04.2016) Liberação do acesso às turmas virtuais na Plataforma Moodle. Encontro presencial/virtual com o professor orientador (período para análise de dados).

09

Encontro presencial/virtual com o professor orientador (período para análise de dados).

10

(25.04.2016) Depósito da primeira parte do TCCII. Encontro presencial/virtual com o professor orientador (período para análise de dados).

11

Encontro presencial/virtual com o professor orientador (redação das considerações finais).

12

Encontro presencial/virtual com o professor orientador (redação das considerações finais).

13

Encontro presencial/virtual com o professor orientador (revisão para entrega da versão final).

14

Entrega de versão preliminar do TCC para o professor orientador.

15

(03.06.2016) Depósito, junto à coordenação do Núcleo de Pesquisa e Produção Científica, de versão final para defesa pública perante Banca Examinadora.

16

Encontro presencial/virtual com o professor orientador, preparativos para as bancas.

17

Encontro presencial/virtual com o professor orientador (Realização de defesa pública do TCC perante Banca Examinadora, ou correção por bancas avaliadoras).

18

Encontro presencial/virtual com o professor orientador (Realização de defesa pública do TCC perante Banca Examinadora, ou correção por bancas avaliadoras).

19

Encontro presencial/virtual com o professor orientador (Realização de defesa pública do TCC perante Banca Examinadora, ou correção por bancas avaliadoras).

20

De 13 a 15/06/2016: Depósito final do TCCII, divulgação das notas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com