TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA DIREITOS HUMANOS

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

NOME

Giovanna Dimitrov

RA

8072852628

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da Professora Tutora Carla Marina Neto das Neves Lobo

Anhanguera Educacional

2015

Introdução

Os direitos à saúde e ao meio ambiente são direitos difusos, ou seja, são direitos que ultrapassam a esfera de um único indivíduo, caracterizados principalmente por sua indivisibilidade, onde a satisfação do direito deve atingir a uma coletividade indeterminada, porém, ligada por uma circunstância de fato.

Para um melhor entendimento fomos atrás de explicações objetivas sobre estes assuntos.


Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”

O direito à saúde tem como titularidade difusa e como objetivo os direitos sociais, o mesmo pertence à segunda geração dos direitos humanos.

Este direito está previsto na Constituição Federal de 1988, como um direito mínimo existencial no artigo 6° e é tratado mais profundamente nos artigos 196 a 200.

Um exemplo comum é o saneamento básico. Este está claramente ligado à saúde, que segundo o art. 196 da Constituição Federal é direito de todos e dever do estado, contudo se não tivermos um saneamento adequado, certamente teremos pessoas doentes. A maioria dos casos é de pessoas de baixa renda e que vivem em áreas mal distribuídas.

Esta condição faz com que o contingente de pacientes nos hospitais, principalmente os públicos, aumente, tornando o atendimento mais precário, ferindo, assim, o direito constitucional à saúde, pois uma vez que se viva em um ambiente com condições precárias de saneamento e ainda tendo um atendimento médico de baixa qualidade nos hospitais públicos, este direito não é preservado.


Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”

O direito ao meio ambiente tem como titularidade difusa e como objetivo o direito da solidariedade, o mesmo pertence à terceira geração dos direitos humanos.

A qualificação do direito ao meio ambiente como um direito fundamental é de extrema importância, autorizando a proteção dos recursos naturais e sendo determinado pelo artigo 225 da Constituição Federal, onde diz que a defesa e a preservação do meio ambiente pelos cidadãos, é dever de todos, tanto os da geração presente quanto os da geração futura.

Pode-se dizer que o direito ao meio ambiente é tão importante quanto ao direito a vida, pois acaba se tornando uma extensão do direito fundamental mais importante da nossa Constituição Federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (176.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com