TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA direitos humanos

Por:   •  16/9/2015  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Os direitos fundamentais vêm de encontro com a necessidade de garantir que a população tenha condições de suprir suas necessidades básicas através de direitos garantidos por leis e que devem ser mantidos pelo Governo.

A cada geração destes direitos trouxe a tona a necessidades diferentes. Neste caso especifico, vamos trabalhar um pouco com a saúde e com o meio ambiente, que são recursos escassos e precários nos dias de hoje.

Desenvolvimento

1. Titularidade e o objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica

A saúde, como premissa básica no exercício da cidadania do ser humano, constitui-se de extrema relevância para a sociedade, pois a saúde diz respeito à qualidade de vida de todo cidadão, no exercício de seus direitos fundamentais e sociais. O que se pode analisar, é que após todo o tempo decorrido da promulgação da nossa Lei Maior de 1988, a saúde padece de enfermidades profundas, e a cada dia se torna mais crítica. Fazendo com que o direito à saúde seja burlado e não exercido da maneira mais correta.

A saúde pública enfrenta enormes problemas, problemas estes que são discutidos diariamente desde a mesa de jantar até nos telejornais. O fato é que os governantes como um todo não tem dado a atenção necessária a este assunto e o povo por sua vez, não aprendeu até hoje a cobrar seus próprios direitos. Acabamos por recorrer à redes privadas para atendimento médico e muitas vezes, mesmo pagando, não o temos com qualidade. Os mais necessitados, que em sua grande maioria não pode arcar com gastos extras, fica à mercê de uma saúde publica extremamente precária que peca nos serviços mais básicos e perde vidas diariamente.

O direito é dado, porém não é cumprido. A população precisa aprender a cobrar seus direitos, se informar e ir atrás com argumentos plausíveis. Enquanto nossos governantes não solucionam o problema, e nós, meros mortais nessa história toda não tivermos uma postura mais política, ficaremos vendidos nessa situação, literalmente, à espera de um milagre.

2. Titularidade e o objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica

Os direitos difusos são aqueles direitos que não podem ser atribuídos a certo grupo específico de pessoas, trata-se de toda sociedade.

Por exemplo, os direitos ligados à área do meio ambiente têm reflexo sobre toda a população, caso ocorra qualquer dano ou mesmo um benefício ao meio ambiente, afetará, a qualidade de vida de toda a sociedade.

Isso acontece diariamente com toda a sociedade, pessoas sem um senso ético estragam a natureza. Quando isso acontece não é só a própria pessoa que fez a ação que é prejudicada, a sociedade no geral é afetada.

Por isso, foram criadas leis de proteção ao meio ambiente. O direito de viver num meio ambiente equilibrado garantido e é dever de todos manter o meio ambiente assim.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com