TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adoção Internacional

Por:   •  23/4/2016  •  Resenha  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

 

Construa um texto que contenha, no mínimo:

 O conceito de Adoção Internacional.

 A possibilidade de sua concessão.

 A ordem de preferência, se houver.

 O procedimento a ser seguido.

Adoção Internacional e ECA

        A adoção internacional é prevista pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, nos artigos 51 a 52-D.

        Houve preocupação do legislador em proteger a criança e o adolescente do tráfico humano, realidade da qual se tem conhecimento e inúmeros casos registrados.

        De acordo com o disposto no artigo 51 do ECA, a adoção internacional é caracterizada quando a pessoa ou casal postulante tem residência ou domicílio fora do Brasil. Esta previsão é constante na Convenção de Haia, de 1993.

Ainda, só será considerada se algumas condições forem existentes, constantes nos incisos I a III do parágrafo 1º do mesmo artigo: que a colocação da criança ou adolescente em família substituta seja necessária, que as possibilidades de que a criança ou adolescente fique em família brasileira estejam esgotadas e que, se adolescente, tenha sido consultado e esteja preparado por equipe interprofissional, às mudanças territoriais.

        Nestas adoções, brasileiros residentes no exterior terão preferência a estrangeiros.

        De acordo com o previsto no ECA, o início do processo consta na formulação de pedido de habilitação à adoção perante autoridade brasileira competente em matéria de adoção internacional no país de acolhida, ou seja, onde situa-se sua residência. Se o postulante ou postulantes forem considerados aptos e habilitados, emitir-se-á um relatório com informações de identidade, capacidade jurídica e adequação dos solicitantes para adotar. Também serão consideradas e registradas a situação familiar, pessoal e médica, bem como o meio social, os motivos que ensejam o desejo de adotar e ainda a aptidão para uma adoção internacional, com todas suas particularidades.

        Após esta verificação, as autoridades - brasileira e do país de residência do postulante - trocam informações, com cópia para a autoridade central federal e estadual, deste assunto, no Brasil.

        Então, esse relatório é instruído com os documentos necessários, inclusive em relação a estudo psicossocial preparado por equipe interprofissional habilitada, que será vigente por um período específico. Outros documentos e complementações poderão ser solicitados.

        É verificada a compatibilidade da legislação estrangeira com a nacional, pela Autoridade Central Estadual, e também o preenchimento por parte dos postulantes dos requisitos objetivos e também subjetivos necessários para o deferimento da adoção, observando-se a legislação do país de acolhida tanto quanto o ECA. Se tudo for preenchido, expedir-se-á o laudo de habilitação à adoção internacional, que terá validade de até um ano.

        Uma vez emitido laudo, ainda de acordo com o ECA, o postulante poderá formalizar seu pedido de adoção mediante o Juízo da Infância e da Juventude do local em que está a criança ou adolescente, de acordo com a indicação efetuada pela Autoridade Central Estadual.

        Se houver previsão na legislação do país de acolhida e autorização para tal, os pedidos de habilitação à adoção internacional podem ser intermediados por organismos credenciados. No Brasil, o credenciamento de organismos nacionais e estrangeiros é de incumbência da Autoridade Central Federal Brasileira. Após credenciamento, as Autoridades Centrais Estaduais devem ser comunicadas e deverá haver também publicação nos órgãos oficiais de imprensa bem como em site próprio da Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com