TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adoção internacional

Por:   •  6/5/2016  •  Artigo  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

1 TEMA

ADOÇÃO INTERNACIONAL.

.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Como Tráfico de Crianças e Adolescentes.

3 PROBLEMA

Quando se passa a vislumbrar a adoção fora do nosso território, mesmo que em caráter excepcional, vem atrelado a essa idéia, a possibilidade de ocorrer tráfico de crianças e adolescentes. Como a adoção internacional pode virar tráfico de criança e adolescente?

Mesmo que o estrangeiro tenha adotado uma criança em seus trâmites legais, podemos imaginar que se for um traficante de pessoas, essa criança poderá vim a sofrer varias torturas tanto emocionais quanto físicas, o que advêm desse tráfico, ou seja, o que poderia vir a acontecer com essa criança se o tráfico fosse consumado?

4 HIPÓTESES

A situação financeira é na maioria das vezes o que motiva os pais a entregar seus filhos, uma vez que não sabem que o Estado é o maior responsável em oferecer uma vida digna para as pessoas. Trata-se de um delito que advém de uma vulnerabilidade das pessoas que, estando com uma série de problemas sociais, “vendem” seus filhos em troca de algo.

A preocupação da comunidade internacional e da Organização das Nações Unidas com o problema do tráfico internacional de menores é justamente para qual finalidade essas crianças são destinadas. Geralmente quando são usadas para comércio de crianças e adolescentes, essas crianças são comumente levadas para fins de escravização sexual, trabalho forçado e extração de órgãos ou tecidos.

 

5 OBJETIVOS

5.1Geral/Gerais

A meta final do trabalho é compreender a adoção internacional e quais são os bônus e os ônus que podem ocorrer com essa prática.

5.2 Específicos

Nesse estudo será abordado especificamente o trafico de crianças e adolescentes e como esse ato afeta todo o contexto histórico humanitário do mundo em que vivemos.

6 JUSTIFICATIVA

Falar em adoção não é algo tão simples, visto que se trata de uma relação de afeto e de vontade, onde uma pessoa escolha outra para ser filho e com para ela criar uma relação de parentesco. Embora a adoção não seja um instituto novo, ainda ocorre um grande receio da população em se admitir que se permita concedê-la a pessoas estrangeiras, tendo em vista os grandes casos de tráficos de crianças e adolescentes, hoje, assunto muito debatido, porém ainda não coibido de forma absoluta, pois com ela pode-se gerar vários outros crimes como o tráfico de crianças. O tráfico de crianças caracteriza uma violação dos direitos humanos que afeta hoje pelo menos um milhão de crianças, e provavelmente mais. Falamos do comércio de crianças que são levadas de seu meio familiar para outro lugar, muitas vezes, além das fronteiras de seu país, ou para outros continentes, para depois serem utilizadas a diversos fins. Trata-se de um caso absurdo e inaceitável de violência contra a infância. O que precisamos nos colocar como objetivo inadiável é a construção de uma grande mobilização nacional e internacional que permita acabar com o tráfico de crianças e proteger aquelas que já são suas vítimas. As reflexões aqui apresentadas visam a apresentar algumas contribuições a aquilo que as organizações não-governamentais podem realizar e têm a intenção de apontar elementos que permitam uma ampla adesão de todos os setores sociais, e aquilo que exige ainda análises mais aprofundadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com