TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Sobre a Palestra com Ilmo Sr Dr Guilherme Calderipe

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDICAS SOCIAIS E ECONOMICAS

CURSO DE DIREITO

TOBIAS FREITAS OLIVEIRA

Analise sobre a Palestra com Ilmo Sr Dr Guilherme Calderipe

Pelotas

2015.

A referida análise aborda a palestra ministrada pelo Ilmo Sr Dr Guilherme Calderipe – Delegado Titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec); na quinta- feira dia 8 de outubro de 2015.  Na respectiva palestra foram abordados três pontos importantes, em que o delegado relata sobre a questão da estrutura de um inquérito policial, mandado de busca e apreensão, e interceptação telefônica.

A respeito de inquérito policial, que vem a ser o conjunto de atos investigatórios, sendo um procedimento preparatório da ação penal, de caráter administrativo, conduzido pela policia judiciária e voltado a colheita preliminar de provas para apurar a pratica de uma infração penal e sua autoria; realizadas pela policia judiciária (civil e federal).  

Na questão do mandado de busca e apreensão, vem a se tratar da diligência judicial ou policial que tem por finalidade procurar pessoa ou coisa que se deseja encontrar, para apresentá-la á autoridade que a determinou; apontam-se dois tipos de modalidades de busca: a domiciliar e a pessoal. No caso da realização de busca domiciliar, vem a ser prescrevida como o domicilio sendo o asilo inviolável do individuo, ninguém nela podendo invadir, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou durante o dia, por determinação judicial. A meu ponto de vista esta vem a ser uma forma de tentar abster determinados infratores, por agirem involuntariamente.

No que tange a respeito da interceptação telefônica, relata se por ser um tema de extrema relevância para a sociedade, por ser importante meio posto à disposição do Estado para as investigações de maior complexidade, envolvendo organizações criminosas, com a finalidade de elucidação de fatos e de obtenção de prova. Numa visão geral posso observar que é uma medida cautelar para investigação de crimes punidos com reclusão, podendo assim ajudar a diminuir determinados crimes que iriam ou foram praticados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com