TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica do art. 113 do CTN

Por:   •  29/4/2019  •  Artigo  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Distinção entre obrigação tributária e deveres instrumentais.

Natureza da Multa pelo não pagamento

Análise crítica do art. 113 do CTN.

A obrigação tributária surge a partir do liame formado na chamada Relação Jurídica obrigacional Tributária, trata-se de uma relação triangular onde as partes ocupam posições opostas, mediante o objeto que compõe essa tríade.

Ladeando a obrigação tributária, que realiza os anseios do Estado, enquanto entidade tributante, dispõe a ordem jurídica sobre comportamentos outros, positivos ou negativos consistentes num fazer ou não fazer, que não se explicam em si mesmos preordenados que estão a facilitar o conhecimento, o controle e a arrecadação da importância devida como tributo.

É composta pelos sujeitos que desta participam e cujo papel é individualizado da seguinte forma: O ente estatal, detentor do direito subjetivo de exigir a prestação da obrigação, ocupa o status de sujeito ativo, enquanto o contribuinte compõe o lado oposto, na posição de sujeito passivo, cuja obrigação legal impõe-lhe o dever jurídico de pagar o débito tributário, e, por fim, o objeto prestacional, o crédito tributário, que consiste na prestação pecuniária que será entregue ao credor tributário.

O Professor Paulo de Barros distingue relação jurídica das demais relações, sendo aquela as de cunho patrimonial e as demais, destituídas dessa característica, sendo apenas obrigações acessórias. Portanto, ao descrever a prestação de natureza patrimonial estaria estabelecendo a própria relação jurídica obrigacional tributária, ao passo que as relações não obrigacionais seriam aquelas consistentes em veículos normativos de meros deveres procedimentais de natureza acessória, pois a prática de relações tributárias sem conteúdo pecuniário, mas com a previsão da pratica de um fazer uma abstenção de fazer, resulta em obrigações acessórias.

Explicando melhor, convém esclarecer que o artigo 113 do Código Tributário Nacional – CTN firma as prescrições da obrigação tributária, por ser de duas espécies, quais sejam: principal, cuja natureza está atrelada à existência de um crédito tributário e todas as suas peculiaridades, firmadas pela norma individual e concreta, dentro da regra matriz de incidência tributária, por meio da prática do fato gerador, instituído em linguagem competente.

Por outro lado, a de natureza acessória ou não obrigacional veiculadora de meros deveres procedimentais que podem consistir em fazer ou abster-se de fazer algo (deveres instrumentais ou formais ou obrigações acessórias pelo CTN).

A obrigação de natureza acessória está atrelado ao poder fiscalizatório do ente estatal, de modo que há a necessidade de fazer cumprir os deveres jurídicos, como resta claro na menção do artigo 115 do CTN :

Fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação que, na forma da legislação aplicável, impõe a prática ou a abstenção de ato que não configura obrigação principal.

Por deveres instrumentais, ligados à legislação tributária específica, entende-se o cumprimento de normas que possibilitam a aplicabilidade das obrigações de espécie acessória, a exemplo do fornecimento de informações, preenchimento de documentos, como entrega de declarações ou outros deveres que tornam possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com