TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Importância do poder de persuasão na argumentação jurídica utilizada na sustentação oral pelo advogado em defesa e humanização do réu no Estado de Alagoas.

Por:   •  7/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Análise da importância do poder de persuasão na argumentação jurídica utilizada na sustentação oral pelo advogado em defesa e humanização do réu no Estado de Alagoas.

 

FIREMAN, Ana Luiza Azevedo. Análise das estratégias argumentativas utilizadas no discurso jurídico. [S.l.]: [s.n.], 2014.

 

No Estado de Alagoas é visível o emprego da estratégia de humanização do réu, que faz parte da argumentação jurídica, nas sessões de tribunal do júri ela é frequentemente utilizada, mesmo tratando-se de uma temática que ainda não foi teorizada, podemos visualizar sua serventia desde a formação acadêmica dos estudantes do curso de Direito, que antes da atuação como advogados aprendem bem a aplicá-la em suas defesas jurídicas. Pretende-se neste projeto abordar a análise na prática do poder de persuasão que as técnicas argumentativas e de oratórias exercem nas decisões judiciais. Além disso, transmitir a consciência de que, o direito não basta por si só. Sem conhecer a argumentação jurídica, não é possível defender o réu e nem combater os argumentos da parte contrária. A metodologia adotada foi através de estudos e coletas de dados sobre a utilização da argumentação jurídica no discurso jurídico, através de pesquisas científicas, contudo, foi necessário um aprofundamento em referências bibliográficas na área da linguagem, da psicologia jurídica e sociologia, para a comprovação da eficácia dessa técnica que é direcionada não só como objetivo de defesa e humanização do réu, mas também para evitar a estigmatização que é implantada a ele pela sociedade, diante do banco dos réus, logo, essa técnica provoca um senso de reflexão e humanidade, confirmando que o advogado é sim, um estrategista da palavra. Sob o estudo dessa temática percebe-se que o poder da persuasão funciona como requisito fundamental do discurso de todo aquele que pretende obter sucesso nas lides em que atua. A técnica funciona basicamente na desconstrução da mácula que é imposta sobre a pessoa que será julgada, de acordo com os estudos do cientista social Erving Goffman, a forma de estigma que se encaixa na situação é a fixação devido a características e desvios de comportamentos do indivíduo. É sabido que no ordenamento jurídico brasileiro é vedado o direito penal do autor e é neste prisma que o advogado expõe seus fundamentos, apresentando para os jurados que deve-se punir a conduta do agente, excluindo toda e qualquer condenação pessoal negativa. A utilização da estratégia de humanização do réu é um meio utilizado para criar uma ponte entre os jurados e a pessoa por trás do condenado, permitindo aos mesmos conhecerem a vida do réu, sua história, seu dia a dia, com o objetivo de desfazer uma imagem que lhe foi atribuída, transparecendo o ser humano que existe entre os erros e os acertos. Contudo, por meio dessa pesquisa, todos os resultados alcançados de caráter positivo, terá contribuição direta na atuação do advogado para futuras defesas, nas sustentações orais e nos julgamentos de sessões de Tribunal do Júri.

 

 

Estratégia; Sustentação Oral; Defesa e Humanização do réu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com