TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Artigo 168 A CP

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Art. 168-A, CP – Apropriação indébita previdenciária

Consoante lição de LUIZ RÉGIS PRADO 7 , "a consumação ocorre quando o responsável tributário, embora tenha deduzido a contribuição social dos pagamentos já referidos, deixa de recolhê-la no prazo legal fixado pela mencionada legislação."

O crime de apropriação indébita, A lei protege o interesse patrimonial da Previdência Social, o processo de arrecadação e a sua distribuição na despesa pública.

Sujeito ativo – é o agente que tem vínculo legal ou convencional com o INSS, cujo de ver é recolher determinada quantia do contribuinte e repassá-la à previdência social, bem como pagar o benefício ao segurado.

Sujeito passivo – é o Estado, representado pelo INSS.

Os agentes ligados à rede bancária ou a quaisquer outros estabelecimentos autorizados a receberem as contribuições se omitem quanto ao repasse para o INSS, no prazo estabelecido em lei. O crime é doloso e sua consumação se dá com a omissão do agente em repassar a contribuição na forma e prazo estabelecidos legalmente (Lei 8212/91). É crime doloso, de mera conduta, omissivo próprio e instantâneo. Inadmissível a tentativa.

§ 1º, I - o agente se abstém de efetuar a entrega do valor arrecadado ao INSS, no prazo determinado pela legislação previdenciária. Estará consumado quando o responsável tributário deixa de recolher, nos prazos fixados em lei, os pagamentos citados no tipo penal, embora já os tenha deduzido. Inadmissível a tentativa.

II – o agente se omite em efetuar a entrega ao órgão previdenciário de valor atinente à contribuição social devida, que foram aglutinadas tanto às despesas contabilizadas, como embutidas em custos atinentes à venda de produtos ou prestação de serviços. Crime doloso. Consuma-se quando o agente deixa de efetuar o recolhimento da contribuição previdenciária no dia 2 do mês subseqüente  ao da hipótese de incidência. Inadmissível a tentativa.

III – Trata-se de omissão do agente em pagar benefício de segurado, apesar de ter sido reembolsado (o agente) pelo previdenciário (salário família). Há dolo no crime. No momento em que o agente recolhe a contribuição social deduzindo salário família não pago ao segurado, está consumado o delito. Embora difícil, admite-se a tentativa.

 § 2º - Estará extinta a punibilidade, se o agente, antes que tenha início a ação, reparar o dano causado, confessar a prática do ato delituoso, evitando conseqüências, realizar o pagamento devido e prestar informações necessárias à previdência.

§ 3º, I – ressarcido o dano causado com a infração, deve-se aplicar o perdão judicial por ser mais benéfico ao agente.

II – entende-se que, quanto menor for o dano causado pelo crime, maior será o direito do acusado ao perdão judicial. Porém, quando o dano causado se aproxima do teto fixado pelo legislador, deve ser imposta pena pecuniária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com