TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de Revista Comercial

Por:   •  22/7/2020  •  Artigo  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

QUINQUÊNIO

O quinquênio é um direito dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas do Estado de São Paulo, que consiste em um Adicional por Tempo de Serviço - ATS. A cada cinco anos em efetivo exercício do cargo público o servidor tem um acréscimo pecuniário de 5% nos seus vencimentos.

O quinquênio é um direito já antigo, previsto na Constituição do Estado de São Paulo, que é de 1989, e, por não ser novidade, está sendo negligenciado.

O que muitos não sabem é que este Adicional por Tempo de Serviço - ATS deve ser calculado sobre o valor integral dos vencimentos do servidor.

O direito a ao ATS do quinquênio é indisponível, ou seja, não é passível de renúncia ou cessão. Também não comporta limites em sua concessão, desde que o servidor preencha os requisitos legais para o acréscimo quinquenal.

No entanto, infelizmente, o Estado de São Paulo realiza uma interpretação restritiva da legislação, calculando o ATS do quinquênio sobre o salário base, ou seja, sobre uma parcela mínima da remuneração do servidor, sendo que esta deve ser feita sobre a TOTALIDADE dos vencimentos.

É fundamental destacar que o judiciário, por sua vez, tem firmado interpretação favorável aos servidores, determinando que a incidência seja calculada de forma integral. A interpretação consolidada no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, é de que tanto o ATS do quinquênio, quanto a sexta-parte são direitos constitucionais, e por essa razão, são adicionais temporais permanentes, incorporáveis e irredutíveis.

A sexta-parte é outro adicional, mas de 1/6 (um sexto) sobre os vencimentos do servidor que completa vinte anos no serviço público estadual.

Assim, o servidor que deseja ver seu adicional calculado da forma correta deve procurar um advogado de sua confiança e ingressar com ação judicial pleiteando o recálculo, de modo que passe a incidir sobre TODOS os vencimentos integrais do servidor.

Este rápido texto foi escrito por NAYARA MORAIS OLIVEIRA,  advogada (OABSP 341.895).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com