TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Position Paper Do Artigo Da Revista HSM Management. A Próxima Sociedade E O Management.

Artigo: Position Paper Do Artigo Da Revista HSM Management. A Próxima Sociedade E O Management.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 3

Position Paper do artigo da Revista HSM Management.

A próxima sociedade e o management.

Este artigo é o resumo do livro “Managing in Next Society” do renomado autor Peter Drucker, nele o autor prevê uma nova sociedade cujas principais características são a mobilidade social crescente e uma força de trabalho dividida em duas. O autor destaca uma Revolução da Informação onde o principal agente é o comércio eletrônico através do explosivo surgimento da Internet, que permite uma distribuição mundial de bens, serviços e postos de trabalho profissionais e gerenciais.

Segundo Drucker a “responsabilidade da informação” estará nas mãos dos presidentes executivos e não das dos diretores de TI. Segue dizendo que nesta nova sociedade a estrutura da propriedade das empresas muda de acordo com as mudanças na administração do poder; que os clientes destas empresas são importantes, porém os “não-clientes” é que serão fontes de informação, que ajudarão a empresa a estimar as mudanças que afetarão o setor. O comércio de divisas é que gerará dinheiro e que os movimentos de capitais são metas da economia mundial. As empresas multinacionais convertem-se em transacionais tendo como unidade econômica o mundo.

A próxima sociedade será a sociedade do conhecimento e terá três características: desaparecimento de fronteiras, mobilidade ascendente e potencial tanto para o fracasso como para o êxito. A força de trabalho será constituída tanto por profissionais com formação teórica como por técnicos e tecnólogos. Haverá uma expansão do protecionismo por meio de subsídios, de quotas e regulamentos de todos os tipos e surgirão blocos regionais que comercializarão livremente entre si.

No futuro haverá duas forças de trabalho compostas por pessoas de menos e mais de cinqüenta anos e ambas terão diferenças acentuadas quanto a necessidade, comportamento e modalidades de trabalho. Os trabalhadores do conhecimento terão que ter uma educação formal e continua.

O autor termina fazendo um paralelo entre as crenças básicas tradicionais sobre empresas e como elas serão na nova sociedade. Conclui que no futuro haverá uma gama de modelos de empresas e se poderá optar entre os vários modelos de direção.

Os conceitos apresentados no artigo levam-nos a refletir em como a globalização afeta as organizações e qual é o papel da economia digital nas mesmas. A globalização gera um inter-relacionamento e troca de informação rápida e precisa entre as organizações, por outro lado gera também uma maior competitividade que afeta a estabilidade e a dominação dos mercados.

Segundo Jacobsen (2007, p.29) “ a economia digital vem definindo um novo perfil para os negócios”. As organizações identificaram que é preciso criar redes de relacionamentos fortes e nítidas, criando assim uma maneira mais rápida de se relacionar com os clientes e fornecedores, buscando reduzir o espaço, a distância de comunicação entre a empresa e estes elementos do ambiente externo, de tal maneira que possa atender mais rapidamente as demandas de mercado. Por isto tudo é preciso que as empresas e os administradores passem a adotar um perfil diferenciado. O administrador desta nova sociedade precisa reconhecer o poder da informação e do conhecimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com