TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Medidas Alternativas para Resoluções de Conflito

Por:   •  28/4/2023  •  Dissertação  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que significa resolver efetivamente um conflito? Como diferenciar uma resolução ruim de outra boa resolução do conflito: a satisfação das partes, um ideal de justiça ou o melhor aproveitamento da situação de conflito?

A resolução efetiva para um conflito significa buscar uma solução com a qual ambas as partes estejam satisfeitas e estejam abertas a negociar de forma mais colaborativa, ao invés de se tornar em um “jogo” onde somente um dos lados se beneficia. Distinguir entre uma solução ruim e uma boa solução é verificar primeiramente antes de conduzir uma negociação eficaz, estudar as perguntas que serão feitas, distinguir entre pessoas e problemas, e existe a possibilidade de perder o controle quando tiver uma solução ruim. Como no exemplo do dilema do prisioneiro, apenas olhar a situação sem realmente considerar que a outra parte pode ter a mesma ideia, o ideal é que ambas as partes fiquem satisfeitas. A meta de resultado deve ser alcançada com eficácia e sabedoria.

2. Como diferenciar uma negociação que resolve o conflito de uma negociação que cria valor? O que significa “deixar um valor na mesa”?

A negociação que resolve o conflito está relacionada em obter um acordo entre as partes, para que haja um consenso objetivo e positivo entre eles. Já a negociação que cria valor, caracteriza que uma das partes tenha a intenção de negociar para a obtenção da maior parte, e não para ter a concordância de ambas, visando somente o individualismo da parte e caso ocorra dessa forma, terá início um novo conflito. Valor na mesa significa que é deixado em aberto durante a negociação uma questão que não tenha sido abordada ou não foi definido sobre o que irá ser feito em relação a este valor.

3. Qual o papel do brainstorming na criação de valores na negociação?

Brainstorming é uma atividade em grupo onde os indivíduos treinam suas habilidades de ideias para que encontrem uma solução mais viável para determinadas situações. Ou seja, na negociação, são levantadas diversas hipóteses ao longo do processo de opiniões diferentes e com o ponto de vista de cada um, com isto, são trabalhadas com base no que as partes requerem até que haja uma solução que ambos concordem.

4. Qual a importância de imaginarmos a criação de valores e a distribuição como negociações independentes?

A criação de valores e a distribuição como negociações independentes tem como objetivo garantir que um processo não irá interferir ou influenciar no outro. Avaliando separadamente a possibilidade de surgimento de oportunidades de ganho mútuo e em caso de conflito na negociação, é mais fácil evitar novos momentos de atrito entre as partes, até que chegue a uma solução benéfica para ambas as partes.

5. Quando identificar que um acordo é inviável?

Torna-se inviável quando se demonstra muito dificultoso por uma das partes. É possível identificar a inviabilidade do acordo quando está nítido que não haverá a troca de informações necessária de uma das partes para a negociação, onde não possua total interesse de boa fé para a resolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com