TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE CONFLITOS

Por:   •  20/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE DE BALSAS – UNIBALSAS ESCOLA DE DIREITO

LUCIANO SOUSA ARRUDA

PABLO MARTINS DE ARAÚJO

ROTEIRO DO PODCAST DE

SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE CONFLITOS

BALSAS – MA

2022

ROTEIRO PODCAST

 

01 - Intro: 

Sejam bem-vindos a este podcast. Eu sou o Pablo Martins e este é o Luciano Arruda, somos alunos do 5º Ano de Direito e hoje iremos conversar sobre Métodos Alternativos de Solução de Conflitos. Neste episódio abordaremos pontos relevantes de uma das técnicas de resoluções de conflitos, trazendo um pouco de informações sobre a sua relevância, suas características e a aplicação prática na busca de soluções efetivas para facilitar o acesso à justiça e promover a pacificação social. Vamos aprender sobre este tema maravilhoso?

02 - Vinheta:

03 - Visão Geral do tema do episódio:

- Pablo: Boa tarde a todos! Os Meios Alternativos de Resolução de Conflitos é um assunto bastante comentado atualmente, visto que a nossa sociedade desenvolveu uma cultura litigiosa, dentro da qual, em sua maioria, prevalecem apenas as resoluções tomadas pela jurisdição do Estado, confiando somente a este, a capacidade jurídica e também física de resolver todos os problemas entre os particulares.  Muitas pessoas optam pelo litígio porque desconhecem os meios alternativos de solução de conflitos que estão a disposição, possibilitados pelo próprio Estado. Dessa forma, os Meios de Solução de Conflitos demonstram ser altamente essenciais para a busca efetiva da resolução da lide.

Dentro desta seara, temos alguns métodos alternativos de resolução de conflitos, tais como a negociação, a arbitragem, a conciliação e a mediação. Escolhemos tratar sobre o assunto mediação neste capítulo. O que é Mediação? Quem são os mediadores? Quem participa da mediação? O que acontece durante e depois da mediação? Neste episódio conversamos sobre tudo isso.  Então vamos lá aprender sobre essa técnica tão relevante.

04 - Visão Detalhada sobre o tema do episódio/discussão.

- Pablo: Luciano, conta para a gente o que é e de onde surgiu essa tal de MEDIAÇÃO?

- Luciano: Boa tarde a todos os ouvintes deste Podcast! Bem Pablo, a palavra mediação tem origem do latim mediare e significa “dividir ao meio, repartir em partes iguais”, ela dá a ideia de que, quem pratica tal verbo, divide em partes iguais as perdas e os ganhos. Este conceito é reforçado por Adolfo Braga Neto, grande doutrinador que ressignificou a palavra MEDIAR, mostrando que ela significa “atender a pessoas e não a casos”, sendo resultado do “reconhecimento da plenitude do cidadão como objeto de deveres e direitos, que por si só poderá melhor administrar, transformar ou resolver seus próprios conflitos” e parte do pressuposto de que, durante esse processo, podem surgir dificuldades momentâneas, que poderão ser melhor geridas por um terceiro.

- Pablo: Então Luciano, em outras palavras, a mediação seria no caso um processo voluntário que oferece para as pessoas que estão vivenciando uma situação de conflito a oportunidade e o espaço adequados para conseguir buscar uma solução que atenda a todos os envolvidos?

- Luciano: Sim, isso mesmo! Na mediação as partes poderão expor seu pensamento e terão uma oportunidade de solucionar questões importantes de um modo cooperativo e construtivo.

- Pablo: Muito bem! Quem são os mediadores? Quem participa da mediação? E como funciona a parte da confidencialidade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (56.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com