TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Modalidades da Pesquisa Científica e os Tipos de Produção Científico Acadêmica - Resenha Crítica 

Por:   •  24/8/2019  •  Dissertação  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

As modalidades da Pesquisa Científica e os tipos de Produção Científico-acadêmica - Resenha Crítica 

 

A Pesquisa Científica Engloba todos os tipos de pesquisa que se baseiam em procedimentos de caráter científico para a obtenção dos resultados e para aprofundar o conhecimento por meio da busca por informações, dados, resultados, soluções, questionamentos e resposta. Todas as pesquisas feitas no âmbito acadêmico podem ser consideradas científicas, categorizadas em diferentes metodologias, de acordo com o objetivo, finalidade e estrutura. Por fim, a pesquisa científica também pode ser classificada de acordo com os procedimentos para a coleta de informação. Os tipos de pesquisas cientificam mais comuns são: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa experimental.  

Pesquisa Bibliográfica: é uma das mais comuns. É considerada obrigatória em quase todos os moldes de trabalhos científicos. Serve de material de estudo ja elaborado e pronto, informações a partir de textos, livros, artigos e por artigos científicos. 

Pesquisa Documental: é utilizado para caracterizar estudos feitos da análise de uma variedade imensa de materiais, como documentos oficiais de um governo, cartas, relatórios, vídeos, fotos e assim por diante sendo um recurso bastante usado como uma ferramenta complementar, que proporciona uma base de apoio com fontes variadas com intuito de consulta. 

Pesquisa Experimental: É uma pesquisa que tem como base a tentativa e erro. Onde, com o passar da pesquisa são feitos inúmeros testes informando cada alteração das variáveis testadas. Entendido como ensaio, analise, teste, experiencia ou uma experimentação.  

 Sendo assim, a pesquisa cientifica oferece esses principais tipos existentes, porém depende do aluno buscar de variadas formas de apresentar a sua pesquisa. 

Após conhecer sobre a resenha cientifica, é importante ressaltar a produção cientifica acadêmica, pois ela consiste no resultado de um processo de pesquisa, variando de acordo com objetivo da pesquisa com a forma ou modelo a apresentar, aprofundando especificamente na resenha critica. 

A resenha crítica é muito importante pois ela dá uma análise pessoal e valor um resumo próprio de informações da obra, tendo a capacidade de desenvolvimento pesquisada sobre um olhar crítico. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (26.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com