TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções de Direito Digital

Por:   •  3/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 5

NOÇÕES DE DIREITO DIGITAL

A sociedade humana está cada vez mais desenvolvida, tecnologicamente falando. O avanço em comunicações, transportes, mídias, medicina, e outros campos da ciência, cresce assustadoramente, em escala geométrica. Quanto mais informações possuirmos, mais conseguimos avançar em novas tecnologias, nos mais diversos setores. A obrigação do Direito é acompanhar e regular todas essas atividades, pois onde o homem interage, teremos novas relações jurídicas a serem conhecidas, estudadas e reguladas a fim de evitar ou dirimir conflitos posteriores. Assim é que vem acontecendo desde sempre. E agora temos um novo campo de estudo – o Direito Digital. Nesse estudo, analisaremos se o Direito Digital é realmente uma nova disciplina, ou novo campo de atuação jurídica, ou apenas mais um ambiente no qual as pessoas interagem e participam de relações jurídicas, mas no qual se aplicam as mesmas regras, normas e princípios do Direito há tempos conhecidos.

Conceito e Evolução

A ciência da computação, assim como muitas outras ciências, avançou muito, como já relatada na introdução, propiciando à sociedade um novo ambiente para as pessoas interagirem. Desse encontro entre a computação e o direito, do emprego dessas novas tecnologias, temos um resultado com várias consequências jurídicas. Surge um conjunto de aplicabilidades e relações jurídicas que precisam ser regradas a fim de dar o contorno e validade jurídica necessária a elas. Vê-se que existe uma enorme gama de atividades que ocorrem no mundo virtual, seja divulgação de conhecimento, que merecem proteção autoral, ou também, dentre outras, de operações de compra e venda através da internet ou outro tipo de sistema de comunicação. Óbvio que os comerciantes antigamente negociavam presencialmente, e tinham a disposição a possibilidade de cartas e envio de documentos. Com o tempo e o avanço tecnológico, surgem outras modalidades de comunicação – telégrafo, telefone, fax, o que já era um enorme avanço nas negociações. Agora, com a internet, whatsapp, Skype, Messenger, e outros meios, a comunicação passou a ser incrivelmente mais barata, rápida, praticamente instantânea; “online, realtime”, inclusive, com a possibilidade de vídeo-conferência, gravações, e envio de fotos, documentos, etc. A distância e o tempo acabaram, ou melhor, a duração do tempo para uma interação diminuiu à zero, ou seja, passou a ser instantânea. Diversos outros tipos de manifestações podem ocorrer no ambiente virtual, além do comércio eletrônico e da difusão do conhecimento, com a sua proteção ou sua violação de direitos autorais, e uma infinidade de outras relações jurídicas.

Novo Campo do Direito.

Entendemos assim, que existe uma nova aplicação do Direito em um novo ambiente, o ambiente digital. Óbvio que nesse novo ambiente, que nos foi proporcionado por uma tecnologia antes não existente, acontecem atos jurídicos, para o bem ou para o mal, e devem ser regulados pelo direito, pelo bom e velho Direito, há muito por nós conhecido. Ao dizer para o bom e para o mal, queremos enfatizar que, como tudo na vida humana, existem duas facetas, a das boas ações e intenções e também a parte maléfica, dos ilícitos e das coisas ilegais. Assim é, que também no ambiente virtual o homem se manifesta em toda a sua plenitude, seja produzindo coisas boas, seja praticando más ações. Ambas devem merecer nossa atenção. No ambiente virtual celebram-se contratos de compra e venda de mercadorias, de prestação de serviços e uma infinidade de outras relações jurídicas que visam atender às necessidades do ser humano. Mas, também nesse mesmo ambiente, o homem consegue exteriorizar o seu lado negativo, cometendo ilícitos, difamando, ofendendo outras pessoas, praticando injúrias, e até mesmo outros tipos de crime, inclusive financeiros, com desfalques contra outras pessoas, através de movimentações indevidas de seus recursos. Entretanto, entendemos que a atuação humana nesse ambiente ultrapassou esses limites. Não se trata mais, apenas, de relações jurídicas em “outros” ambientes, mas, verdadeiramente, uma nova vida em outro ambiente, como demonstraremos a seguir, uma coisa é nós reproduzirmos em um ambiente (novo) o que já praticamos em outro ambiente (conhecido). Outra bem diferente é a existência de relações jurídicas que somente ocorrem neste novo ambiente virtual, cibernético. Vale dizer, tem determinadas relações jurídicas e coisas que só tem existência no ambiente virtual, não existem fora dele, mas produzem resultados exteriores, ou seja, em nosso mundo material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (716.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com