TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assedio moral

Por:   •  20/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 8

Como o Google motiva seus funcionários!

Aspectos Principais

A Google investe nos seus funcionários, e em troca recebe todo o seu potencial e criatividade o que a posiciona como líder absoluta no mercado. E para manter seus funcionários produzindo, está valendo quase tudo: shows, palestras, apresentações de teatro, exercícios de alongamento, aulas de artes marciais, sessões de massagem. O efeito é a longo prazo e estas iniciativas melhoram o relacionamento entre os funcionários.

O fato é que o Google é uma empresa incomum que se refere a seus escritórios como “campus”, onde predomina uma atmosfera “colegiada” que dá aos empregados a possibilidade de se vestirem informalmente e de se divertirem. Mas que ninguém se engane: todas essas regalias algumas peculiares, outras mais convencionais mostram que o Google se preocupa com seu negócio. A empresa quer atingir diversos objetivos: atrair os melhores trabalhadores do conhecimento que puder no ambiente extremamente competitivo em que atuam os profissionais de desempenho exemplar; a empresa quer também colaborar para que eles passem longas horas no trabalho alimentando-os com refeições caprichadas em suas instalações e assumindo tarefas pessoais dos funcionários que demandam tempo; ela quer mostrar que os valoriza, e sua intenção é que continuem a ser googlers, como são conhecidos os empregados da companhia, por muitos anos.

Aspectos Positivos

 - O Google é uma empresa que tem fama por dar liberdade total aos seus funcionários para escolher a hora de trabalhar e quando não estão dispostos podem jogar sinuca, fazer um lanche ou até tirar uma soneca, tudo liberado, mas com o sério compromisso de que o serviço agendado seja cumprido rigorosamente. E desta maneira o trabalho é desenvolvido com sucesso total e empregados felizes.

- Por ser uma empresa que oferece muito benefício consegue contratar os melhores profissionais, ou seja, aqueles graduados em grandes universidades.

  - Outro ponto é a motivação de talentos pois os fundadores criaram uma empresa que não valoriza a ganância e a competitividade, mas sim um ambiente em que seus funcionários são estimulados e assim trabalham felizes.

 - A organização de trabalho é plana, e não hierarquizada. Os trabalhadores são divididos em pequenos grupos de trabalho, pequenas células de empreendedorismo nas quais as ideias fluem e em que há colaboração. O membro pode mudar de grupo de trabalho sempre que desejar, sem pedir permissão. O feedback acontece entre colegas de trabalho, e não entre subordinado e superior, e as ideias dos grupos são reunidas por comitês, que as lançam ao mercado.

Aspectos Negativos

Videogames e um ambiente de trabalho relaxado podem ser bons até um ponto, mas não quando há trabalho para ser feito. "As pessoas nunca crescem. Elas bebem em todas as horas, socializam constantemente, jogam e trabalham pouco ou não trabalham

- O Google pode se dar ao luxo de contratar os melhores formandos só que muitos desses funcionários realizam funções básicas que pode se tornar nula para satisfação do funcionário.

 - Ao contrário da crença popular, a reclamação é que boa parte dos engenheiros são medíocres, mas ao mesmo tempo, muito arrogantes. Não aceitam sugestões e opiniões, a menos que elas venham de cima, e se acham uns superiores aos outros.

- Por não ter uma chefia hierárquica os chefes de setores não sabem ser líderes e com isso não conseguem inspirar seus funcionários.

- Um ambiente com muita liberdade o funcionário pode se perder e esquecer que há trabalho a ser feito.

Ponto de Vista do Grupo

Lendo essa matéria podemos afirmar que trabalhar em uma empresa como o Google é um sonho, primeiro pelo fato de trabalhar com as pessoas mais qualificadas pois eles só contratam funcionários das melhores universidades. Outro ponto é a liberdade que ela dá aos seus funcionários como não ter horário para trabalhar, poder ir com a roupa que quiser e ainda por cima chegar na empresa e poder usufruir de todos os benefícios, como refeição, jogos e etc. A forma como os funcionários trabalham sem posição hierárquica também parece incrível, pois se eu não estou satisfeita em um setor posso trocar sem ter aquela burocracia. Só que como a moeda a empresa tem também tem os seus dois lados, pois penso que em um ambiente com muita liberdade as pessoas podem confundir e acabar não trabalhando direito ou pior ainda sobrecarregando as outras. Acho também que sem hierarquia as pessoas só produzem o suficiente e também creio que assim ela não consegue formar líderes, mas uma coisa é fato mesmo tendo lado positivos ou negativos ainda sim é um sonho trabalhar em uma companhia como essa.

Assédio Moral no Trabalho! Como e por que acontece?

Aspectos Principais

O Assédio Moral é uma forma de humilhar ou constranger uma pessoa, seu conceito mesmo que ser ofendido, menosprezado, rebaixado, inferiorizado, submetido, vexado, constrangido e ultrajado pelo outro. É sentir – se um ninguém, sem valor inútil. Magoado, revoltado, perturbado, mortificado, traído, envergonhado, indignado e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento.

É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinados, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

O assédio moral é, sem dúvida, uma conduta antijurídica e antissocial, partindo do princípio de que nós, seres humanos, enquanto membros de uma sociedade temos o dever de obedecer às normas a nós impostas que impõem um limite a nossas ações, isto é, temos o dever jurídico de agir conforme os preceitos jurídicos vigentes na sociedade para que nossas relações sejam mais pacíficas possíveis.



Tem também algumas atitudes de chefes capazes de caracterizar um assédio moral, exemplificando situações em que eles ultrapassam os limites e começam a agir com tirania, ou seja, quando o chefe:

a) dá instruções confusas e imprecisas

b)  bloqueia o andamento de seu trabalho

c) atribui a você erros imaginários

d)  ignora sua presença na frente dos outros

e) tenta forçar um pedido de demissão

f) impõe horários injustificados

g) fala mal de você ou espalha boatos a seu respeito

h) pede trabalhos falsamente urgentes

i) determina a execução de tarefas muito abaixo das atribuições do seu cargo

j)  O isola da convivência com os colegas

k) retira seus instrumentos do trabalho

l)  Deixa de lhe passar tarefas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com