TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assedio moral exemplos no brasil

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

ASSEDIO MORAL – EXEMPLOS

Abaixo alguns exemplos de assédio moral, temos diversos tipos de casos a serem tratados, porém os exemplos citados se destacam por ocorrer dentro das organizações:

Walmart

A maior rede de supermercados do mundo foi condenada a pagar uma indenização de cerca de 140 mil reais a um ex-diretor que disse ter sido coagido a rebolar e anunciar o “grito de guerra” da empresa, na abertura e no final de reuniões. Ele diz que quem se negava era levado à frente de todos para rebolar sozinho. A empresa afirma que não obriga as pessoas a nada e diz que a função do grito de guerra era descontrair os funcionários. O Walmart prometeu recorrer da decisão, tomada pela 3ª Vara da Justiça do Trabalho de Barueri (SP).

AmBev

A AmBev teve um recurso negado para anular a condenação por assédio moral a um ex-vendedor, que se sentiu lesado pela forma como a empresa “motivava” os funcionários. Segundo ele, quem não atingisse as metas era obrigado a deitar dentro de um caixão onde representava um profissional morto, era taxado de incompetente, entre outras situações constrangedoras. A decisão da Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho estipulou uma indenização de 25.000 reais.

Samsung

A Samsung foi condenada pela Justiça por levar a sério demais a necessidade de alta produção. Em dezembro de 2010 na fábrica de Campinas, no interior de São Paulo uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) denunciou que os chefes coreanos da unidade estavam tratando os funcionários agressivamente, com pouco respeito e de maneira constrangedora, com gritos e palavrões. Na ação, o órgão pediu uma indenização de 20 milhões de reais por danos morais coletivos. Esse tipo de motivação acabou provocando abalos emocionais, quadros de depressão e síndrome do pânico em vários empregados da fábrica. Diante desse tratamento, a 8ª Vara do Trabalho de Campinas proibiu, em caráter liminar, a empresa de cometer tais abusos, com pena de 10.000 reais por vítima, em caso de descumprimento.

Santander

O banco foi condenado a indenizar uma gerente que estava a 20 anos na empresa e nos últimos 5 foi maltratada por seus superiores. Eles diziam com frequência que ela tinha que atingir as metas, sob pena de demissão, “nem que fosse necessário rodar bolsinha na esquina”. A empresa teve que pagar 100 mil reais de indenização.

https://fredfilhoconsultoria.jusbrasil.com.br/artigos/113203232/alguns-dos-casos-mais-bizarros-de-assedio-moral

https://exame.abril.com.br/negocios/6-casos-de-motivacao-que-viraram-assedio-moral/

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/recentes-casos-de-assedio-moral-em-grandes-empresas/72197/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com