TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre Família Pluriparental

Por:   •  28/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

1- O que constitui uma família Multiparental? Como essa espécie de família é vista na atualidade?

Pode-se dizer que a multiparentalidade é um novo molde familiar que se caracteriza pela expansão dos elos afetivos. Trata-se de um vínculo de convivência harmônica entre diferentes pais ou mães, sendo que estes têm como objetivo em comum a garantia dos interesses e o bem dos filhos. Nesse novo modelo familiar recomposto deve sempre haver colaboração mútua entre os pais, que prestam auxilio afetivo e financeiro para garantir as necessidades daquele que tratam como filho, sendo que cada um ocupa um papel único e essencial decorrente da convivência com o menor. Tal espécie de família é vista como um avanço ou até mesmo uma quebra de paradigmas estruturados no passado, uma vez que, com o advento desse novo conceito de família multiparental, a visão de que a família é reconhecida através do casamento e regida pelo patriarcalismo se tornou obsoleta, satisfazendo os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana (art. 1°, III) e da paternidade responsável (art. 226, §7°).

Os arranjos familiares alheios à regulação estatal, por omissão, não podem restar ao desabrigo da proteção a situações de pluriparentalidade, por isso que 5 merecem tutela jurídica concomitante, para todos os fins de direito, os vínculos parentais de origem afetiva e biológica, a fim de prover a mais completa e adequada tutela aos sujeitos envolvidos, ante os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana (art. 1º, III) e da paternidade responsável (art. 226, § 7º).

“A paternidade socioafetiva, declarada ou não em registro público, não impede o reconhecimento do vínculo de filiação concomitante baseado na origem biológica, com todas as suas consequências patrimoniais e extrapatrimoniais”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com