TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula ied

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  282 Visualizações

Documentário de Maria Augusta Ramos .  Justiça

O documentário de Maria Augusta Ramos retrata a realidade do sistema penal brasileiro. A obra mostra desde as audiências  de instrução e julgamentos, em que cada um dos “atores” exerce seu papel social – Juíz , promotor, defensor e réu, até os momentos diários da vida de cada um deles.

No primeiro caso, é nítido como o juiz trata o réu com indiferença e superioridade, sem ao menos perceber que o mesmo estava em cadeira de rodas , sendo acusado de um crime onde sua condição atual não o permitiria a “pular o muro” como foi descrito pelos policiais.

No segundo caso, o réu Carlos Eduardo, foi mostrado a situação das celas no setor de custódia Polinter , onde podemos observar uma verdadeira escola de violência, sendo totalmente contraditório ao que diz a Constituição Brasileira em seu artigo 5 , inciso XLIX, que diz “ é assegurado aos presos o respeito a integridade física e moral" .

No documentário foi visto como ainda há racismo, discriminação, soberba, complexo de superioridade e etc. Também o quão despreparados  estão alguns , ou até mesmo a maioria dos policiais que imperam na sociedade. A justiça ainda agi com provas incompletas, muitas vezes até sem fundamentos, sem provas concretas colocando em risco a vida de um cidadão com péssimas com péssimas condições de vida em uma cela carcerária. Não podendo esquecer daqueles que servem a justiça, e dos que veem a injustiça e não denunciam.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com