TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO TRABALHISTA COM PEDIDO DE LIMINAR INAUDITA ALTERA PARS

Por:   •  17/4/2018  •  Resenha  •  5.062 Palavras (21 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 21

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DO TRABALHO DA __ VARA DO TRABALHO DE X/X.

NOME E DADOS, por intermédio de seu advogado que essa subscreve (procuração em anexo), com escritório profissional na Avenida Tancredo de Almeida Neves, n° 354-N, Centro, Tangará da Serra/MT, onde recebe intimações, notificações e demais chamamentos da Lei, vem ante a ilustre presença de Vossa Excelência, propor a presente:

AÇÃO TRABALHISTA COM PEDIDO DE LIMINAR INAUDITA ALTERA PARS

Em face de EMPRESA E DADOS, e DETRAN-MT - DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO ESTADO DE MATO GROSSO, CNPJ nº 03.829.702/0001-70, localizado na Av. Doutor Hélio Ribeiro, 1.000 - Centro Político Administrativo, Cuiabá/MT, CEP: 78.048-910, na pessoa de seus representantes legais, pelos motivos fáticos e jurídicos que a seguir passa a expor para finalmente requerer:

DO TRÂMITE PELO RITO ORDINÁRIO:

O art. 852-A, parágrafo único, determina que “estão excluídas do procedimento sumaríssimo as demandas em que é parte a Administração Pública direta, autárquica e fundacional ”.

Deste modo, estando o Detran-MT – Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Mato Grosso, Autarquia Estadual, presente no polo passivo da presente ação, requer seja determinado e reconhecido o trâmite do feito através do Rito Ordinário.

I – DA JUSTIÇA GRATUITA:

O Autor, inicialmente, vem requerer a Vossa Excelência os benefícios da gratuidade de justiça, por ser pobre, o que faz por declaração neste arrazoado inicial, o que faz por meio de seu bastante procurador, donde ressalvam que não podem arcar com custas deste processo sem prejuízo do sustento próprio e de sua família, em conformidade com o disposto no artigo 790, §3º da CLT, afirmação esta que fazem sob as penas da lei.

O Reclamante declara sob as penas da lei, ser pessoa economicamente pobre na acepção da palavra, e não possuir condições financeiras para arcar com custas e despesas processuais, sem prejuízo de seu sustento e de sua família.

II – DO CONTRATO DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO:

DADOS DE ADMISSÃO E DEMISSÃO

Informa ainda o Autor que não recebeu as verbas rescisórias que lhe eram devidas e que também não houve baixa na CTPS registrando o fim do pacto laboral entre as partes.

DADOS DA REMUNERAÇÃO

III – DA RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DA SEGUNDA RÉ:

O Reclamante laborou para as Reclamadas no período retro exercendo a função de Vigilante, com zelo e dedicação, tendo como empregador a 1ª Reclamada, prestando serviços apenas para 2ª reclamada, Tomadora dos Serviços, de forma habitual e pessoal com subordinação à 1ª reclamada.

Não há controvérsia quanto ao fato de que o Autor, desde a sua admissão, prestou serviços em benefício do Segundo Réu, DETRAN.

Nesse cenário, tem-se que a prestação de serviços informada na petição inicial caracteriza a típica relação trilateral denominada terceirização que envolve o prestador de serviços. Essa terceirização é plenamente válida, já que se trata de atividade que não se confunde com a finalidade institucional do Segundo Réu.

Portanto, por força da culpa "in eligendo e in vigilando" a 2ª Reclamada é também responsável e responde subsidiariamente pelos danos causados ao Reclamante, pois a responsabilidade subsidiária do tomador de serviços está caracterizada no presente caso, uma vez que a 2ª Reclamada não fiscalizava o cumprimento das obrigações trabalhistas da 1ª Reclamada, motivo pelo qual deve ser responsabilizada subsidiariamente, nos termos da Súmula 331, itens IV, V e VI do TST.

Súmula nº 331 do TST

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. LEGALIDADE (nova redação do item IV e inseridos os itens V e VI à redação) - Res. 174/2011, DEJT divulgado em 27, 30 e 31.05.2011

[...]

IV - O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial.

V - Os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condições do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigações da Lei n.º 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora. A aludida responsabilidade não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada.

VI - A responsabilidade subsidiária do tomador de serviços abrange todas as verbas decorrentes da condenação referentes ao período da prestação laboral.

Além disso, a toda evidência, incorre a culpa in vigilando da 2ª Reclamada ao não fiscalizar o regular cumprimento do contrato de prestação de serviços formalizado com a 1ª Reclamada, uma vez que as regras trabalhistas básicas foram descumpridas.

Destaca-se que a responsabilidade acima explanada abrange todos os valores devidos ao Autor (verbas trabalhistas, rescisórias e multas), não se aplicando ao caso a Súmula 363 do TST - que prevê apenas o pagamento dos salários e depósitos do FGTS -, pois o entendimento consubstanciado nessa súmula somente se dá na hipótese de contratação do empregado diretamente pela administração, sem que haja terceirização, o que não é o caso deste processo.

Em face disso, propõe a ação contra ambas as Reclamadas, esperando que após a análise do mérito, V. Exa. declare a responsabilidade Subsidiária da Tomadora dos serviços e 2ª Reclamada, DETRAN-MT - DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO ESTADO DE MATO GROSSO, com fulcro no SUMULA. 331, itens IV, V e VI do C. TST.

IV – DOS FATOS:

EXPLANAÇÕES SOBRE OS FATOS

Tais ocorrências são lastimáveis, tendo em vista que o Autor trabalha por necessidade, para ter condições de arcar com seu sustento e o de sua família, a partir do momento em que definitivamente parou de receber salário se viu em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com