TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação de Divórcio

Por:   •  4/10/2016  •  Monografia  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DE UMA DAS VARAS CÍVEIS DA COMARCA DE CAMPINAS/SP

MARIA BRANDÃO NOGUEIRA, nacionalidade, casada, profissão, portadora do RG n. e inscrita no CPF sob nº, residente e domiciliada nesta cidade de Campinas/SP, (endereço completo com CEP), com endereço eletrônico ..., por seu advogado e bastante procurador infra-assinado, conforme instrumento de procuração anexo, com endereço à ... e endereço eletrônico ..., onde deverá receber intimações, vem, respeitosamente a presença de V. Excelência ,com fulcro no art. 5º, caput, da Lei Nacional nº 6.515, de 26 de dezembro de 1977, propor

AÇÂO DE DIVÓRCIO DIRETO LITIGIOSO c/c PEDIDO DE ALIMENTOS PROVISIONAIS e PARTILHA DE BENS

em face de FRANCISCO NOGUEIRA, nacionalidade, profissão, casado, portador do RG n°..., devidamente inscrito no CPF sob o nº ..., com endereço eletrônico ..., residente e domiciliado à (endereço completo com CEP),   pelas razões de fato e de direito que a seguir expõe:

1. DOS FATOS

        A Requerente e o Requerido casaram-se no ano de 2000, pelo Regime de Comunhão Parcial de Bens.

        No início da vida conjugal o relacionamento era considerado normal pelos padrões de nossa sociedade, estando o casal gozando de bem estar familiar. No entanto, diante do desgaste da convivência e várias brigas do casal, o Requerido deixou o lar conjugal, indo acolher-se na casa de seus pais, motivo pela qual a Requerente busca pela regularização de sua vida através da presente ação de divórcio.

Assim, sem delongas, com o fim da vida matrimonial, não resta outra escolha a Requerente senão buscar pela regularização do divórcio e partilha de bens, a guarda compartilhada e a prestação de alimentos aos 2 (dois) filhos menores do casal, os quais residem com a mesma, razão pela qual, amparada pelo artigo 226, parágrafo 6º da Constituição Federal, Lei 6.515/77, e demais dispositivos legais pertinentes, manifesta a Requerente, perante Vossa Excelência, a intenção de se divorciar do requerido, dentro das seguintes condições.

2. DO DIREITO

Embasa o pedido a redação dada pela Emenda Constitucional 66/2010, que versa:

“As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:

Art. 1º O § 6º do art. 226 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 226. .................................................................................

..........................................................................................................

§ 6º O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio."(NR)

Art. 2º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação.”

DOS FILHOS E DA GUARDA DOS FILHOS MENORES

Da união do casal nasceram dois filhos: Ana de 10 anos, e Joaquim de 07 anos. Ambos filhos residem com a Requerente.

A Requerente deseja que os filhos residem em sua companhia, contudo pleiteia pela guarda compartilhada, nos termos do art 1583, § 2º, do Código Civil, conforme segue:

“Art. 1.583.  A guarda será unilateral ou compartilhada.

§ 2o  Na guarda compartilhada, o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada com a mãe e com o pai, sempre tendo em vista as condições fáticas e os interesses dos filhos: “

DOS ALIMENTOS

Considerando o fato de que os filhos residem com a Requerente, e que a mesma deseja que assim continue, sendo ambos menores, a Requerente necessita de assistência necessária à sua mantença

Assim, postula a Requerente verba mensal a título de alimentos, a ser paga por parte do Requerido, no importe de 1/3 de seus rendimentos ou no valor que o MM. Juiz entender pertinente, devendo ser depositado diretamente na conta da Requerente.

DOS BENS MÓVEIS/IMÓVEIS E PARTILHA

Não obstante, após o matrimônio, o casal adquiriu os seguintes bens: 02 imóveis, uma casa - lar conjugal e um apartamento avaliados em R$ 1.200.000,00, bem como 02 veículos Citroen C3, ano 2012, descritos pelas placas BMY4566 e KJI7455, avaliados em R$ 70.000,00.

Importante frisar o disposto no Código Civil a respeito da Comunhão Parcial de Bens e sua relação com o patrimônio:

Art. 1.658. No regime de comunhão parcial, comunicam-se os bens que sobrevierem ao casal, na constância do casamento, com as exceções dos artigos seguintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com