TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CONCRETO DIREITO INTERNACIONAL

Por:   •  3/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO INTERNACIONAL

CASO CONCRETO 01

R: A assertiva está errada. Primeiramente ressalta-se que as doutrinas não são consideradas fontes por excelência, pois possuem caráter apenas auxiliar; inclusive o artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça (1945) não elenca a doutrina como fonte a ser aplicada pela Corte. Ainda, o Tratado de Viena de 1969 descreve o tratado como sendo documento escrito fruto de acordos internacionais, diferentemente do costume, o qual pode ser de forma oral.

CASO CONCRETO 02

R: A alternativa está correta, pois a nova República Federativa Lilliputiana deve obediência aos costumes internacionais gerais vigentes, apesar da soberania do Estado. Por amor ao debate, se a República se manifestasse de maneira expressa contra a regra, ele poderia se tornar um objetor persistente.

CASO CONCRETO 04

R: A extradição será possível, pois o crime foi cometido antes de sua naturalização e, ainda, apenas pelo fato de ser casado com brasileira não impedirá a sua extradição, nas formas do artigo 5, LI, CF e na Súmula 421 do STF. Não seria possível a expulsão, de acordo com o artigo 75, II, “a”do Conselho Nacional de Imigração.

CASO CONCRETO 05

R: A assertiva não está correta, visto que deve ser 50% para cada Estado, pois a divisão descrita (95%/ 5%) feriria a autonomia estatal.

CASO CONCRETO 06

R: A assertiva está errada, pois os tratados relativos ao Mercosul não são automaticamente incorporados, pois o tratado deve ser regulamentado por meio de decreto legislativo para que seja promulgado e publicado, a fim de ser válido no Brasil, conforme a Teoria Dualista adotada neste país. No âmbito internacional serão necessários a publicação e o registro, consoante a Teoria Monista.

CASO CONCRETO 07

R: Existem divergências. A corrente majoritária defende que as Organizações Não Governamentais (ONG’s), como o Greenpeace, não possuem condições de firmar tratados, não possuindo capacidade jurídica, na medida que não são sujeitos de direito internacional, mas apenas atores internacionais. O Greenpeace chegou tão somente a contribuir para as negociações do Tratado de Quioto. A corrente minoritária defende que as ONG’s podem fazer parte dos tratados, apesar de não possuírem capacidade jurídica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com