TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PESQUISA ACADÊMICA

Por:   •  25/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PROCESSUS

PAOLA CRISTINE LOPES DE OLIVEIRA

CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO

PESQUISA ACADÊMICA

QUESTIONÁRIO ARISTÓTELES

  1. Qual é uma das principais tarefas do estudioso da política?

Uma das principais tarefas é descreve e classificar as diferentes constituições.

  1. Qual é a classificação das formas de governo?

Aristóteles classifica as formas de governo, como, as formas boas que visam o interesse comum, sendo elas governo monárquico, a aristocracia, e a polida, consideradas constituições retas. Por outro lado, quando os governantes colocam o interesse privado acima do bem comum, há as degenerações dessas formas boas, sendo elas a tirania, a oligarquia e a democracia.

  1. Qual é a ordem hierárquica das formas de governo?

A ordem é a monarquia, aristocracia, politia, democracia, oligarquia e tirania. A monarquia é considerada a melhor constituição dentre as que são boas e tirania a pior, dentre as más; Também a politia é considerada a pior das formas boas e a democracia a melhor das más.

  1. Qual é o critério para classificar as formas boas e más de governo?

O critério de Aristóteles é embasado no interesse comum e no interesse pessoal. Sendo assim as formas boas são as que os governantes visam ao interesse comum. Já as más são aquelas em que os governantes têm em vista o interesse próprio, aproveitam-se do poder para perseguir interesses particulares, assumindo uma forma política corrompida, ou degenerada, com relação à forma pura.

  1. Quais são as três formas de poder distinguidas por Aristóteles?

A primeira é o poder do pai sobre o filho; a segunda, do senhor sobre o escravo; a terceira do governante sobre o governado. Essas três formas de poder se diferem entre si com base no tipo de interesse perseguido. O poder paterno é exercido no interesse dos filhos; O dos senhores, no seu próprio interesse; e o político, no interesse comum de governantes e governados.

  1. Quais são os tipos de monarquia?

O primeiro tipo de monarquia citada por Aristóteles é a dos tempos heroicos, era hereditária e consentida pelos súditos; O segundo, de Esparta, onde o poder supremo se identificava com o poder militar, tendo duração perpétua; O terceiro, dos esimneti, tratando-se de uma tirania eletiva; E por fim, a monarquia dos povos bárbaros, caracterizada por despotismo hereditário.

  1. Quais são as características da monarquia despótica e em que difere em relação à tirania?

São duas as características especificas desse tipo de monarquia: o poder é exercido tiranicamente, assemelhando-se ao poder do tirano; esse poder exercido tiranicamente é legítimo, é aceito. Se difere da tirania, pois os tiranos governam sem consentimento, não é legítimo.

  1. Quais são as características da Politia?

A politia se dá por uma mistura de oligarquia e de democracia; uma forma boa que resulta da fusão de duas formas más.

  1. Quais são os procedimentos enunciados por Aristóteles para conciliar oligarquia e democracia?

Na democracia governam homens livres, e pobres, constituindo a maioria. Por outro lado, na oligarquia governam os ricos e nobres, representam uma minoria. O que distingue as duas formas de governo é a condição social dos que governam. Para concilia-los, deve-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com