TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Do Estado

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Geral Do Estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 2

AULA TEMA 02

Passo 2: Ao entender as reais diferenças entre os regimes, responda à seguinte pergunta:

1 - Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Se eu tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais acredito que minha escolha seria o sistema de governo parlamentarista, onde todo o poder concentra-se no Parlamento, que é de fato, o único poder. Se o governo executivo discordar do Parlamento, a maioria dos deputados dissolve esse governo. A Justiça não se opõe ao Parlamento, até porque, em um sistema parlamentarista puro, se uma lei for considerada inconstitucional, o Parlamento simplesmente altera a Constituição . A única vantagem do sistema parlamentarista sobre o presidencialista é que o primeiro é mais flexível e em casos de crise política, o primeiro-ministro pode ser trocado com rapidez e o parlamento pode ser destituído. No caso do presidencialismo, o presidente cumpre seu mandato até o fim, mesmo havendo crises políticas.

Como sabemos a política do nosso país precisa passar por várias mudanças, pois estamos cansados de ver a todo tempo na mídia os casos de corrupção, suborno, venda de cargos, são por esse motivos e muitos outros que tentamos entender como a riqueza tão grande desse país acaba indo parar nas mão de uma pequena minoria de brasileiros. Outro ponto que precisa ser melhorado é a questão do valor dos salários dos nossos políticos comparados ao salários dos trabalhadores brasileiros.Enquanto um professor que estudou durante anos para poder exercer sua profissão precisa fazer greves e protestos miserando um aumento de salário, nossos deputados, vereadores, senadores, etc ganham três vezes mais do que um professor, isso é um descaso com a população do nosso país e é uma situação que precisa ser mudada imediatamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com