TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO DO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE ADMINISTRATIVA

Por:   •  13/3/2016  •  Artigo  •  4.028 Palavras (17 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 17

NO CONTEXTO DO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE ADMINISTRATIVA

Visão histórica e atual do acesso à Administração Pública no Brasil

Ricardo Henrique Aleixo¹

                                                                                                     

RESUMO

                                 

Entendimento do aluno sobre o que é a administração pública e como a história do Brasil exerceu e exerce influência no modo de ser da mesma, desde seus primórdios até a chegada da Constituição Federal de 1988. Percebe-se que as mudanças vêm ocorrendo com a promulgação da referida Carta em 05 de outubro daquele ano, e que a tendência é que a democracia se torne cada vez mais forte em todos os níveis do governo.

Todavia, o processo de efetivação democrático será longo e dependerá, sobretudo, da participação das pessoas que compõe a sociedade. Estas devem começar a desenvolver, o quanto antes, o espírito nacionalista que é essencial para que o sucesso da empreitada seja garantido.

Palavras-chave: Administração. Acesso. Histórico. Concurso Público. Nomeação. Validade. Prioridade. Corrupção.

¹Acadêmico do Primeiro Período do Curso de Direito Diurno do Centro de Ensino Superior de São Gotardo.

1. INTRODUÇÃO

Procura-se no presente artigo, elaborar uma opinião clara a respeito do que é e como é hoje no Estado brasileiro a situação da administração pública[1] e o acesso à mesma pelos cidadãos, pelo público administrado por ela, usando-se como base pesquisas em bibliografia diversa e apanhados históricos.

 O conhecimento e principalmente o entendimento da história se revelam extremamente importantes para esclarecerem o modo de ser do nosso modelo atual de administração e no momento que se vai de encontro às nossas raízes, é possível notar que nada do que é hoje é por acaso e que se a nossa forma de governo e administração não vieram antes da época de o Brasil ser Brasil, pelo menos se disseminaram nesta fase e de lá muito se embasaram.

Os tempos mudaram, as tecnologias avançaram, porém o pensamento dos administradores do Estado simplesmente se adequaram à necessidades de cada época. As mudanças ocorreram? Sim, mas apenas para não se perderem no tempo e espaço. Portanto, tem-se uma visão clara que, em muitos momentos, essa administração ainda não é essencialmente do público, mas fortemente direcionada a atender os interesses dos particulares[2], poderosos particulares.  E é exatamente isso que poderá ser observado no texto elaborado pelo autor.

2. DESENVOLVIMENTO

Há pouco mais de 120 anos era abolida a escravidão no Brasil. Mas será que esse processo foi tão heroico como se registra nos livros de História? Na verdade, foi um acontecimento que se deu de forma extremamente impensada e abrupta mesmo havendo no período vários movimentos que em prol da abolição. A quantidade de escravos negros em terras Brasileiras era enorme[3] e esse fato demandava um estudo aprofundado para resolver o problema social que assolava essa classe que vivia em situação totalmente sub-humana[4]. Acontece que o evento do dia 13 de maio de 1888 acarretou, com a assinatura da Lei Áurea, não só a libertação dos escravos mas uma mudança sem precedentes em toda a sociedade brasileira.

Como dito antes, o processo de libertação não foi pensado olhando para as futuras consequências que logicamente vieram. O resultado, de certa forma, foi bastante diverso do que se esperava pois não se deu apenas em libertar milhares de pessoas que viviam em situação deplorável, mas sim prendê-las a um futuro no qual vivem até os dias de hoje. A situação foi catastrófica, pois o fato de um dia pro outro ser expulso da casa onde por anos a fio viveu toda sua família e ser entregue ao mundo causou a imigração desregrada e obrigatória dessas pessoas para as periferias, como nos relata Laurentino Gomes:

Livres, no entanto, os negros forros, ficavam entregues à própria sorte, marginalizados por completo de qualquer sistema de proteção legal e social. Em muitos casos, a liberdade era um mergulho no oceano de pobreza composto por negros libertos, mulatos e mestiços, à margem de todas as oportunidades, incluindo educação, saúde, moradia e segurança, um problema que, 120 anos depois da abolição oficial da escravidão, o Brasil ainda não conseguiu resolver. (GOMES, Laurentino. 1808, p.225).

E de lá pra cá, houve várias mudanças para acompanhar o desenvolvimento e anseios iminentes da sociedade. Diversas leis foram criadas para tentar garantir a inclusão e participação de todo cidadão, independente de raça, credo ou ideologia política, no ordenamento jurídico brasileiro. Incluindo-se nestas mudanças, está inserido na atual Constituição promulgada em 05 de outubro de 1988, o Princípio da Legalidade. Falaremos mais especificamente, portanto, no artigo 37 e caput da mesma.

A administração pública foi desenvolvida, como o próprio nome diz, para o público. Sim, ela realmente trabalha para o público, mas apenas dentro do que é razoável e indispensável para que se possa configurá-la como tal. Apesar de tudo, a prática desta administração deveria ser muito mais direcionada ao cidadão mas na maioria das vezes não é o que vemos. No momento que se tem o poder em mãos, os governantes, ditos administradores da máquina pública, se desvirtuam facilmente. E isso se deve ao fato de que o poder em nosso Brasil, desde o nosso início, dos tempos da colonização e das Capitanias Hereditárias[5], esteve sempre presente nas mãos de uma minoria privilegiada e escolhida a dedo. O que se deu foi poder em massa ser concentrado nas mãos de uma parcela minúscula de pessoas que nem sequer tinham o sentimento nacionalista. Sentimento este que era apenas capitalista (afinal, não eram brasileiros), não passavam de administradores de um bem que lhes foi dado. Essa situação é o que vemos ainda hoje em vários ramos e setores importantes do governo, paradigma que ainda será de difícil mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com