TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma crítica à (des)centralização administrativa a partir do contexto coronelista.

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] [pic 2]

                                                                                             

Disciplina: Teorias da Administração Pública

Atividade: Resenha

Aluno(a): Antonio Alves de Oliveira

Data: 09/04/2015

  1. Gustavo Madeiro da Silva, Rodrigo Gameiro Guimarães, Uma crítica à (des)centralização administrativa a partir do contexto coronelista.

        

                O texto discute o início de um movimento chamado descentralização da administração pública brasileira, que ocorreu a partir de 1988 e faz referência ao seu contexto histórico coronelista.

Até o início dos anos 80 as políticas públicas eram caracterizadas pela centralização decisória e financeira na esfera federal, nesse período a sociedade era excluída do acesso a bens e serviços públicos.

Sabemos, que a instituição CIDADE, ESTADO ou MUNICÍPIO é responsável em suprir as necessidades básicas da sociedade, mas o nosso histórico administrativo público nos remete a uma cultura centralizadora, onde inúmeros locais, principalmente do Nordeste Brasileiro estavam e ainda hoje estão sob um domínio político social coronelista.

A Constituição de 1988 surgiu então como um marco para a gestão pública brasileira pela ênfase na descentralização da gestão pública. Esse processo veio para garantir a eficiência pública e favorecer a relação entre o Estado e a Sociedade.

O autor cita também algumas contradições desse movimento de descentralização, um exemplo é o que fala Farah (2001), “em muitos casos a descentralização tem significado a intensificação de práticas clientelísticas, ao mesmo tempo os governos locais tem contribuído para formação de novos arranjos institucionais que rompem com o que havia até os anos 80 nas políticas sociais”.        

Um exemplo, contido nesse texto é o resultado das Eleições Nacionais de 2010, onde foi verificado o envolvimento de representantes políticos em diversos casos de escândalos, as pesquisas citam como exemplo: o relato da crescente violência e o alto índice de pobreza no estado, sinalizando uma péssima gestão administrativa. Mas, para surpresa de todos, esses referidos políticos ganharam as eleições e continuaram no governo, demostrando assim, o seu poder de “verdadeiros coronéis”.

Para o autor, a transferência de poder (característica da descentralização) reforçou as distâncias sociais e afastou as possibilidades de inserção das camadas excluídas nas discussões de questões públicas.

Por fim, o autor indica que o assunto deve ser mais explorado no sentido de procurar alternativas, que possam melhorar este cenário existente na atualidade de alguns lugares do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (110.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com