TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRISE DE REPRESENTATIVIDADE NA POLÍTICA BRASILEIRA

Por:   •  13/3/2018  •  Tese  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

CRISE DE REPRESENTATIVIDADE NA POLÍTICA BRASILEIRA

Jucelia de Paula Pereira Armando [1]

  1. Palavras chave: crise; representatividade; política

Introdução: Em meio ao conturbado cenário político ao qual o Brasil vivencia, surge uma questão de ordem: a população se sente representada pelos respectivos candidatos aos quais elegeram? Com tantos movimentos, passeatas, panelaços e abaixo-assinados, é notável a insatisfação dos eleitores com seus eleitos. Quer dizer, a sensação de não representação por aqueles ditos seus representantes.

Objetivo: tem-se como objetivo principal discorrer sobre a questão da crise de representação partidária que assola o sistema político brasileiro, pois nunca se ouviu falar tanto em eleitores que não se sentem representados pelos seus respectivos eleitos, trazendo à tona a insatisfação de muitos que, hoje, se enquadram como “sem partidos”.

Metodologia: A pesquisa se desenvolveu através de pesquisa exploratória com revisão bibliográfica em doutrinas, artigos e meios midiáticos, sendo o material submetido a avaliações criticas e comparativas com intuito de buscar, na literatura técnico - cientifica publicada, informações sobre a temática.

Resultados e Discussão- Atualmente, o Brasil tem 35 partidos políticos, mas apesar disso, em pesquisa realizada em fevereiro de 2016 pelo Ibope inteligência, foi constatado que 46% dos entrevistados não têm simpatia por partido algum, pelo contrário. Esse é o pior resultado desde 1988, quando foi realizada a primeira pesquisa nesse sentido. Muitos fatos contribuíram para mudar a percepção dos brasileiros sobre partidos políticos, um deles são os contínuos escândalos de corrupção envolvendo congressistas e representantes do governo. Mais do que uma crise política, o Brasil enfrenta uma crise de representatividade, já que com isso o índice de confiança dos eleitores vem caindo. Em 2015, a porcentagem de eleitores que não se sentiam identificados com nenhuma legenda partidária somava 69%. Ainda, segundo o Ibope, somente 2% da população sabe quantos partidos há no país e 84% acreditam que existem partidos demais. Entre as principais razões para falta de crença nos partidos, está à frustração dos eleitores no desempenho das legendas, a infidelidade partidária, os recentes escândalos de corrupção, a falta de projetos políticos e a incapacidade das legendas em identificar e representar temas de interesse da população. Podemos verificar essa crise de representatividade através de:

• declínio dos jovens na política (menos filiação). • aumento dos votos brancos e nulos.

• descrença dos eleitores na política. • campanhas pela não obrigatoriedade do voto.        

considerações finais: Para sair dessa crise, será necessária uma grande reforma política, com nova forma de financiamento dos partidos; mais participação efetiva da sociedade nas decisões políticas, pois esta tem ficado muito alheia ao sistema político do Brasil.

Bibliografia: A desconfiança nas instituições democráticas. Opinião Pública, Campinas, Vol XI, n.1, março 2005, pp 33-63.;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com