TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual O Melhor Caminho Para Superar A Crise ética Da Política Brasileira?

Casos: Qual O Melhor Caminho Para Superar A Crise ética Da Política Brasileira?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

Com tantos escândalos acontecendo dentro da política brasileira pode-se dizer que é "difícil" falar sobre o melhor caminho para superar a crise ética, é lamentável, pois a falta de ética nas relações brasileira vem desde o período colonial, no qual um forte autoritarismo foi se consolidando. Esse autoritarismo, característico do nosso povo, pode ser observado em práticas como a do coronelismo ou a venda de votos, por exemplo, mais há uma esperança de mudança nesse quadro. O sistema político a cada dia que passa está ficando mais falido, isso é fato, pois a educação é continuada, sem mudança, a reforma em primeiro lugar da nossa constituição que é uma idosa, mudanças de governos e partidos políticos novos com ideais repletos de novidades, salários dignos para as classes, logo após isso vem o fim da corrupção, acabando com apadrinhados, o famoso "corruptódromo" onde os mais favorecidos são os que estão em altos cargos e os desmerecidos é classe média ou a classe pobre.

Lastimavelmente a crise ética na política é instalada aqui no Brasil. Para não haver essa crise, os políticos não devem desviar o dinheiro do povo para a conta bancária deles. Para se ter uma bom governo é preciso ter uma relação ética, conformidade, transparência e uma prestação responsável de contas, a ausência desses princípios requer mudança na forma de gestão. A busca permanente da prática desses princípios na administração do país ou na gestão de qualquer instituição deve ser vista como uma condição indispensável para que essa instituição possa continuar a progredir.

É importante ressaltar que essa tarefa é permanente e que exige uma participação de todos os políticos. Por sua vez, a busca permanente da transparência na Administração Pública deve ser vista como uma condição indispensável para que o Brasil possa continuar a progredir. Nesse sentido, a transparência do Estado se efetiva por meio do acesso do cidadão à informação governamental.

Não há, no Brasil, uma consciência forte do que é o poder público e uma clara distinção entre interesses públicos e privados, e assim esses problemas éticos na política se reproduzem cada vez mais. Dá a impressão que, moralmente, as pessoas não questionam isso, ou seja, esse tipo de relação. Se a maioria dos brasileiros tivesse essa consciência muitos problemas poderiam ser sanados com ações populares que levem o Legislativo a conceber leis inspiradas em princípios éticos universais e o Executivo e o Judiciário a obedecê-las, priorizando os interesses da coletividade, estabelecendo medidas voltadas para a desconcentração da renda e a geração de empregos, e promovendo de forma maciça a educação, como principal meio de saída da situação em que nos encontramos. Superar uma crise deste tipo, também não é uma tarefa fácil ou até meio impossível por conta dos corruptos existentes na política.Para solucionar, vencer a crise ética na política brasileira, precisaria dá uma repaginada em todo o sistema político, econômico, judiciário, tributário, previdenciário e trabalhista. O Brasil necessita e merece isso, para seguir a sua vocação de grande potência mundial, com brasileiros felizes e sem a miséria física e moral a que são submetidos, com ética na política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com