TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto de Penal I

Por:   •  6/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  4.249 Visualizações

Página 1 de 2

CASO 1

A Autoridade Policial da 13ª Delegacia de Polícia da Comarca da Capital, que investiga o crime de lesão corporal de natureza grave, do qual foi vítima o segurança da boate The Night Agenor Silva, obtém elementos de informação que indicam a suspeita de autoria dos fatos ao jovem de classe média Plininho, de 19 anos. O Delegado então determina a intimação de Plininho para que o mesmo compareça em sede policial para prestar esclarecimentos, sob pena de incorrer no crime de desobediência, previsto no art. 330 do CP. Pergunta-se:

a. Caso Plininho não compareça para prestar declarações, poderá responder pelo cime do art. 330 do CP?

R -por analogia ao artigo 457 do cpp, o acusado não pode responder pelo crime de desobediência, pois não é obrigado a produzir provas contra si, tem direito ao silêncio conforme ao principio da não autoincriminação disposto no art. 5, LXIII da CF, fundamentado no art. 186, § único do CPP. Não pode constrangê-los a produzir provas contra si próprios (RTJ 141/512)."Aquele que sofre persecução penal instaurada pelo Estado tem, dentre outras prerrogativas básicas, o direito (a) de permanecer em silêncio, (b) de não ser compelido a produzir elementos de incriminação contra si próprio nem constrangido a apresentar provas que lhe comprometam a defesa e (c) de se recusar a participar, ativa ou passivamente, de procedimentos probatórios que lhe possam afetar a esfera jurídica, tais como a reprodução simulada do evento delituoso e o fornecimento de padrões gráficos ou de padrões vocais, para efeito de perícia criminal.

b. E se houvesse processo penal tramitando regularmente e o juiz da Vara Criminal intimasse Plininho para o interrogatório, poderia o mesmo responder pelo delito em questão?

R - Não, pela mesma situação, tanto faz no Inquérito Policial ou na fase processual, não responderá pelo crime de desobediência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com