TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso concreto 1 - Ciencia Politica

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso: Direito – Noturno

Turma: 3003

Matéria: Ciências Sociais

Aluna: Aída Maria Cintra Telles

Data: 30/09/2015

Caso Concreto 1

Tema: Espaço social da palavra e complexidade do campo político

  1. Qual o espaço social que a palavra política se refere?

O espaço social a que o discurso se refere é a esfera acadêmica, tratando do papel das universidades no âmbito da sociedade. Evidencia a influência das questões sociais e educacionais que moldam a estrutura do Sistema Educacional Brasileiro. 

  1. Qual o tipo de discurso político que ele se refere? Justifique as suas respostas.

A partir do momento que entendemos o discurso político como forma de persuasão de uma plateia através de argumentos, ideias e valores vemos que o palestrante utiliza um discurso de esquerda buscando passar a verdade que acredita para o convencimento do seu público. Ao utilizar o conceito de esquerda para explicar o discurso do texto, faço-me valer do conceito do filósofo político Noberto Bobbio, onde ele fala desta diferença que seria, a esquerda busca promover a justiça social enquanto a direita trabalha pela liberdade individual. O palestrante cita em seu discurso como as grandes corporações abocanharam parte do ensino superior, visando somente lucros e tendo a conivência dos órgãos reguladores do Estado. Podemos utilizar novamente o conceito de Bobbio para uma economia com princípios de esquerda que seria mais justa e solidária, com maior distribuição de renda. Os de direita seriam associados ao liberalismo, doutrina que na economia pode indicar os que procuram manter a livre iniciativa de mercado e os direitos à propriedade particular.

Porém acredito que utilizar somente as palavras ‘esquerda’ e ‘direita’ para designar um tipo de pensamento, conduta ou discurso único, não dão conta da diversidade política que vivemos no século 21, estas palavras não podem designar conteúdos imutáveis.

Um argumento político posicionado apenas pelo viés partidário, ou palavras já pré-concebidas pode ser uma armadilha repleta de estereótipos, já que essa divisão entre esquerda e direita não reflete todas as contradições e a complexidade que vive a nossa sociedade.

"Esquerda e direita indicam programas contrapostos com relação a diversos problemas cuja solução pertence habitualmente à ação política, contrastes não só de ideias, mas também de interesses e de valorações a respeito da direção a ser seguida pela sociedade, contrastes que existem em toda a sociedade e que não vejo como possam simplesmente desaparecer. Pode-se naturalmente replicar que os contrastes existem, mas não são mais do tempo em que nasceu a distinção", escreve Bobbio no livro "Direita e Esquerda - Razões e Significados de uma Distinção Política".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com