TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso concretos penal I

Por:   •  23/11/2015  •  Resenha  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Plano 1

  1. O aluno deverá falar sobre a existência de ilícitos em outras esferas do direito que também possuem caráter sancionador. Deve também procurar no Código de Trânsito, em qual parte se encontra o ilícito do art. 167, para verificar se é crime ou outro tipo de ilícito. Deve ainda expor sobre o princípio da ultima ratio (ou intervenção mínima).

  1. C
  2. A

Plano  2

  1. O aluno deverá indicar os princípios que achar pertinentes e explicá-los. Como sugestão, indico os princípios da insignificância e ultima ratio.

  1. B

  1. B

Plano 3

  1. O aluno deverá falar sobre a aplicação da analogia em benefício da pessoa acusada.

*Essa questão contém erro conceitual. Não se trata de perdão judicial, como vocês verão em Penal II. O que existe no art. 181 é chamado de escusa absolutória, instituto que vocês deverão estudar em Penal III.

  1. C
  • Onde está “Hélio”, leia-se “Fábio”.

  1. A

Plano 4

  1. O aluno deverá falar sobre a irretroatividade da lei penal mais grave. Como a nova lei entrou em vigor quando o crime continuado já havia terminado, ela segue a regra geral da irretroatividade. Falar da súmula 711 e explicar por que ela não se aplica.

  1. A
  1. C

Plano 5

  1. Questão fora do conteúdo. Responsabilidade penal da pessoa jurídica. Sim, é possível desde a CF 1988, mas sempre que for denunciada essa pessoa jurídica, o STJ exige a indicação de pelo menos uma pessoa física representante.

  1. C

*Essa questão possui erro conceitual. O crime é formado pelo fato típico, pela ilicitude e pela culpabilidade, mas “tipicidade” é apenas UM elemento do fato típico. Fato típico e tipicidade NÃO são sinônimos.

3) B

*Há divergências. Alguns autores consideram Omissão de Socorro como crime formal. Mas diante das alternativas apresentadas e como os crimes de mera conduta também não produzem resultado naturalístico, a letra B é a mais correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com