TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso dos Irmãos Naves

Por:   •  20/10/2018  •  Resenha  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

                                         

                                                RESENHA CRÍTICA

MARTINS, Amanda[1].

A reportagem conta a trágica historia de dois irmãos, situada na cidade de Araguari, MG, uma história angustiante que gerou muita repercussão e revolta naquela época e até mesmo nos dias atuais, pois virou até roteiro do filme mundialmente conhecido como “O caso dos Irmãos Naves”, estrelado em 1967, dirigido pelo cineasta Luís Sergio Person, que teve em seu elenco os atores Juca de Oliveira, John Herbert, Raul Cortez, Anselmo Duarte e Lélia Abramo.

O fato que ocorreu na época da ditadura militar, governado por Getúlio Vargas em 1937, onde Joaquim Naves e Sebastião Naves eram irmãos, agricultores, e trabalhavam como sócios de seu primo Benedito Pereira Caetano, onde comercializavam cereais.  Benedito morava com seu primo Joaquim, era um homem muito ambicioso, e já com muitas dividas decide vender toda a sua mercadoria, deslumbrado com o dinheiro que recebeu, na época totalizava 90 conto de réis, não pensou duas vezes, logo após uma festa de inauguração na cidade, Benedito soma suas dividas e vê que o dinheiro das vendas não era o suficiente para quita-las, então sai mais uma vez na noite e não volta mais. Assim começa a trágica história dos irmãos Naves.

Joaquim e Sebastião Naves foram acusados injustamente pelo desaparecimento de Benedito. O caso começou em mãos do delegado Ismael Benedito do Nascimento, que deu inicio as investigações, mas com uma troca repentina de comando quem assume o caso foi o cruel tenente Francisco Vieira.

Após muitos depoimentos de testemunhas e boatos, o tenente Francisco acusa os irmãos Naves e os prende, onde, não só os irmãos, mas também a mãe deles que foi até estuprada dentro do porão chamado “câmera de tortura”, nesse lugar a família Naves passa por uma série de tortura, com o intuito de fazê-los confessar um crime do qual eram inocentes. Não só eles, Zé Prontidão que era amigo da família deu seu depoimento contando que havia visto Benedito indo embora, mas como o tenente já estava certo de que foram os irmãos culpados pelo desaparecimento de Benedito, não acreditou em seu depoimento, e o torturou até que confessasse algo que não era verdade, logo após, com muito medo, Zé Prontidão acusa os irmãos Naves.

No dia 05 de janeiro de 1938, dona Ana é solta, e procura desesperada um Advogado para seus filhos, quem os defendeu foi o Advogado João Alamy Filho, um homem de bem que depois de alguns anos acabou escrevendo um livro contando a história dos Naves.

Joaquim, cansado de tanta tortura, e certo de que seu irmão Sebastião estava morto, decide confessar o crime do qual injustamente foi acusado.

O Advogado dos irmãos entrou com um Habeas Corpus (autorização judicial), para que fossem libertos, mas quando o oficial de justiça chega à delegacia, os policiais mentem, e falam que os irmãos já haviam sido libertos. Passando 45 dias do desaparecimento de Benedito, foi decretada a prisão preventiva dos irmãos e foram transferidos para uma cadeia publica.

Enfim, chaga o dia do julgamento dos irmãos Naves, onde se declaram inocentes, eles chegam a ser absolvidos, mas a promotoria apelou, e mesmo assim os irmãos foram inocentados, não se contentando, a promotoria apela novamente, e infelizmente os irmãos naves foram condenados a 25 anos de prisão. No decorrer do tempo, os irmãos cumpriram 8 anos e 8 meses de prisão, e por bom comportamento, em agosto de 1946 ganharam a tão sonhada liberdade. Infelizmente depois de 1 ano, Joaquim, por conta de todo ferimento causado pelas torturas, acabou morrendo por causa de uma grave doença.

Com o fim da ditadura militar, Sebastião começa uma vida nova, e passa a vender verduras, ainda tinha esperança do retorno de Benedito. Passados nove anos de seu desaparecimento, Sebastião recebe uma carta do paradeiro de seu primo, onde foi com a polícia até o local e o encontrou. Benedito foi preso, pois havia mudado de nome por conta de tantas dividas, assim, ficou conhecido como o “morto vivo”, apelido dado pela população. Depois de todo sofrimento, Sebastião não perdeu a esperança e provou sua inocência e de seu irmão Joaquim Naves.

É angustiante ver tantas coisas acontecendo em relação aos erros judiciários, e quantos princípios foram violados nessa triste história. Infelizmente, não foi só o caso dos irmãos Naves, analisando essa terrível história, me instigou a procurar por casos parecidos, e os resultados são gritantes. Um caso que me chamou a atenção foi o de Herberson Lima de Oliveira, que foi preso na Unidade Prisional do Puraquequara, Manaus, em 2003, acusado de ter estuprado uma menina de 9 anos. Herberson ficou Isolado em uma cela destinada aos homens que cometeram crimes sexuais, ele foi estuprado pelos companheiros de cela e contraiu AIDS, depois de três anos acabaram descobrindo que ele era inocente, assim, sendo liberto, mas infelizmente para ele não faria muita diferença, pois levaria a marca de uma grande injustiça para vida toda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com