TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica sobre o filme O Caso dos Irmãos Naves

Por:   •  16/5/2016  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  7.881 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica - Análise Pessoal

O Caso dos Irmãos Naves

Trata-se de uma história desumana, a qual figuraram como protagonistas os irmãos Sebastião José Naves e Joaquim Rosa Naves, e também sua mãe dona Ana Rosa Alves, esta que foi tão vítima quanto seus filhos, bem como suas mulheres e filhos. Quantas injustiças ocorreram em nome de uma falsa justiça, chegando ao extremo absurdo de agressões incessáveis contra o ser humano no aspecto físico e moral. Esse grave equívoco da justiça virou filme em 1.967, dirigido pelo cineasta paulista Luiz Sérgio Person.

Nessa obra vários erros e abusos são identificados no que diz respeito ao justo, ocorrendo inúmeros atos de crueldade e desvirtuamentos daquilo que se buscava, tal como o esclarecimento do sumiço de seu primo Benedito Pereira Caetano, fato esse que foi gerador desse capítulo negativo na história brasileira, visto que o filme é baseado em fatos reais.

Nota-se que direitos e princípios fundamentais resguardados pela nossa carta suprema, a Constituição Federal e por outras legislações relativas aos Direitos Humanos, como a dignidade da pessoa humana, direito a liberdade, a não produção de provas contra si, entre diversos outros, foram bruscamente violados. É notável que muitos destes são relativamente recentes, como é o caso da Constituição que foi promulgada em 05 de outubro de 1.988, já que antes vigorava a Constituição de 1.937 com um regime ditatorial daquela época, porém, a essência da justiça e do amor ao próximo deveria ser precípuo para todos em qualquer tempo.

O caso marcou o país, pois os irmãos Naves foram duas vítimas de uma prática que infelizmente é comum até hoje no Brasil, sendo esta a tortura. Os irmãos foram acusados de roubar e matar seu primo, que ali estava de passagem, e torturados para confessarem o crime. O corpo da vítima nunca foi encontrado, tampouco o dinheiro. Não fora achada nenhuma prova concreta que pudesse incriminá-los. Mesmo assim eles foram condenados pela justiça. O tempo provou que os irmãos Naves eram inocentes e que foram vítimas de um dos maiores e mais famosos casos de erro judiciário do país.

Depois de acusados, humilhados, torturados e condenados pela justiça, os irmãos foram considerados inocentes. Em janeiro de 1.960, o Supremo Tribunal Federal condenou o Estado de Minas Gerais a pagar uma indenização por esse grave erro judiciário. Nos dias de hoje a tortura ainda existe, talvez de uma forma mais branda. Alguns fatores como o despreparo da polícia para solucionar os conflitos, a falta de punição de quem a pratica ou até mesmo resquícios do autoritarismo podem ser causas para que ainda hoje esteja presente.

A Justiça aprendeu muito pouco de lá para cá. Outros "Naves" ainda sofrem com o descaso de Delegados, Promotores, e Magistrados. Entre esse maior e o suposto menor erro judiciário, é de se imaginar quantos seriam os erros de nossa justiça, quantos inocentes hoje pagam por casos mal investigados por nossos policiais e até mesmo recorrido por maus promotores que pensam que somente sua vitória nos tribunais representam a verdade, deixando milhares de inocentes desamparados. Destarte, erros assim jamais são reparados, pois não como há como voltar atrás e não há dinheiro que compense tamanho sofrimento injusto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com